quarta-feira, 25 de março de 2009

ROBERTO LANDELL DE MOURA

Este nome ninguém deveria esquecer, especialmente aqueles que têm ligação com as telecomunicações: o iluminado padre Roberto Landell de Moura. Como padre, aliás, foi um excepcional cientista!
Alguém deveria se mexer para corrigir esta perda de memória histórica, em detrimento do cenário científico mundial, dando ao padre/cientista Roberto Landell de Moura o merecido lugar de destaque no pódium dos grandes inventores, como Santos Dumont, Thomas Alva Edison e tantos outros.
O religioso cientista nasceu em Porto Alegre em janeiro de 1861 e foi simplesmente um gênio. Os cursos de Física e Química da Universidade Gregoriana, em Roma, lhe garantiram alicerce para realizar inúmeros experimentos, os quais colocou em prática, dando os primeiros passos para as telecomunicações atuais.
Os inventos do padre Landell, como gostava de ser chamado, foram patenteados, mas alguns espertos conseguiram passar por cima disto, colocando os louros sobre as próprias cabeças...
Entre outras coisas, foi ele quem inventou o transmissor de ondas, o telégrafo e telefone sem fios, sendo taxado de louco pelos seus conterrâneos.
Roberto Landell de Moura, muito mais cientista do que padre, morreu em 30 de junho de 1928 e está sepultado em Porto Alegre.

4 comentários:

  1. Interessante trazer personalidades assim! um abraço e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, temos que divulgar este nome tão precioso para nós BRASILEIROS, nem imaginamos o que Roberto Landell de Moura foi capaz.Procurem mais sobre este genio BRASILEIRO e deem o valor que lhe é devido.
    Obrigado.
    Célia

    ResponderExcluir
  3. Eu me dedico ao estudo da vida e obra de Landell de Moura: Se quiserem conhecer mais da vida e obra de Landell, clique aqui:
    http://wwww.landelldemoura.qsl.br/index.html

    Luiz Netto

    ResponderExcluir
  4. Reescrevendo a direção do sitio de Landell:
    http://www.landelldemoura.qsl.br/index.html

    ResponderExcluir