quinta-feira, 26 de março de 2009

TRAGÉDIA E COMÉDIA

Amanhã, 27 de Março , se comemora o Dia Mundial do Teatro, data lançada em 1961, quando inauguraram o famoso Teatro das Nações, em Paris.
O ponto de partida do teatro remonta à época em que alguns, reunidos numa pedreira e próximos a uma fogueira, protegiam-se do frio. A sombra projetada sobre a pedra inspirou um jovem a fazer gestos, seguidos de falas improvisadas, despertando a atenção dos demais.
Mas a arte de representar vai além, parte dos primitivos, quando diante da tribo imitavam animais, no intuito de relatar o perfil do que viram.
Da mesma forma, a dedicação e oferendas aos deuses influenciaram o surgimento do teatro, haja vista as encenações envolvendo aquelas homenagens.
Mas foram os gregos os pioneiros a verter tudo isto em arte, investindo em espaços para divulgar as idéias, mitologias, gratidão aos inúmeros deuses, etc.
A tragédia surgiu primeiro, tendo em Sófocles e Eurípedes seus afamados escritores. O advento da comédia deve-se à idéia de satirizar tudo, especialmente o falso e o mesquinho, destacando-se Aistófanes como principal autor.
Parabéns àqueles que vivem o admirável e imortal Teatro!

Um comentário:

  1. Parabéns à eles, à ti por lembrar essa data e trazê-la para compartilhar e vamos esperar que nas nossas vidas,desapareçam aqueles "atores" que insistem em fingir,em todas as esferas, políticas e governamentais, sobretudo, que fazem as nossas tragédias...Que fiquem os verdadeiros atores, aqueles que vivem e sobrevivem do teatro , fazendo nossa alegria e deleite.Esses sim devem ser lembrados! Os outros, esquecidos...um abraço,chica

    ResponderExcluir