sábado, 21 de março de 2009

NATUREZA, SEUS ENCANTOS E MISTÉRIOS

Semana passada, circulando sob o arvoredo do meu pátio, encontrei caído um ninho de passarinho no mínimo curioso. Mas o inusitado não estava no aspecto e sim na forma de construção, pois o pássaro utilizou, além das tradicionais ramagens secas, material alternativo. Exatamente isto, alternativo, afinal a ave complementou sua obra empregando produto sintético - o fio de nylon usado nos varais de roupas, como documentam as fotos.
As radicais alterações no ecossistema seriam responsáveis até pela nova "engenharia ornitológica"? Ou os próprios pássaros estariam antevendo escassez da matéria prima, pelo assassinato em massa da natureza? Ou, quem sabe, evolução?
Talvez haja alguma explicação; esta, porém, foge ao meu entendimento...
Com a palavra a ciência!

Um comentário:

  1. Muito interessante isso. E acontece mesmo! Sabes que moro aqui em Poa e numa rua bem arborizada. Esses tempos tínhamos um vizinho pica-pau...Era um sucesso. Por outro lado, o joão de barro, fazia suas casinhas , misturadas com isopor e fiapos de linhas que encontrava...O barro estava mais dif´picil do que as sujeiradas que o povo deixa no chão.Que pena,não? um abraço,tudo de bom,chica. Já estou te seguindo agora! chica

    ResponderExcluir