quarta-feira, 1 de abril de 2009

XADREZ NAS ESCOLAS

Boa parte da mídia está noticiando e dando ênfase ao ensino de Xadrez nas escolas, especialmente nas públicas e em nível de primeiro grau.
Esta iniciativa, além de inteligente e benéfica, propiciará, a médio prazo, até mesmo a aproximação e o congraçamento dos educandários, face à possibilidade de organizar competições entre os seus alunos. Isto fará lembrar as olimpíadas estudantis, nas quais estudantes de vários estabelecimentos competiam em busca de algum troféu ou uma simples medalha, mas basicamente pela disputa física e espírito de esportividade.
Provavelmente num futuro não muito distante aconteça!
Nalgumas escolas já praticam o Xadrez, mas não consta ser de forma maciça ou, até mesmo, oficial.
Enfim, mesmo sendo uma atividade lúdica, é consenso unânime reconhecer a notoriedade deste jogo e sua importância, alvos de elogio e destaque.
Na rede municipal de Novo Hamburgo esta prática vem despertando interesse de forma crescente. Parte deste trabalho, à guisa de ilustração complementar, pode ser visto - passo a passo - no blog "Além do Caderno", editado por professora vinculada a uma das 56 escolas de NH e onde o Xadrez está em alta.
Vamos a mais uma partida?...

5 comentários:

  1. Acho que deve ser bem interessante esse trabalho nas escolas. Vi no blog além do caderno,também. Além de tudo exercita bastante a atenção e concentração! Um abraço,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Acho importante que as escolas façam isso. Só trará benefícios.
    Sou também um frustrado por não saber jogar, mas estou tentando aprender.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eis uma inteligente iniciativa, cada criança tem o seu potencial,e praticando o xadrez, tem a possibilidade de raciocinar e ver o mundo que a espera, seu futuro de outra forma.

    ResponderExcluir
  4. Esta iniciativa deveria se espalhar pelo Brasil todo!!! É brilhante e sinceramente poderá estimular e muito o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, principalmente, nas matérias que exigem o raciocínio.

    ResponderExcluir
  5. Estarei focalizando em breve no meu site www.cepex.com.br esta bela iniciativa. Aqui em Itaúna, MG o xadrez foi implantado em 2000 e hoje mais de 10.000 jovens da cidade praticam ou conheçem a bela Arte de Caíssa.

    ResponderExcluir