quinta-feira, 16 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA VOZ

Há dias destinados a homenagear quase tudo. Hoje, por exemplo, é consagrado à voz. Exatamente, trata-se do "Dia Mundial da Voz".
Para muitos é uma importantíssima ferramenta de trabalho, exigindo, pois, cuidados especiais, a fim de mantê-la sempre em forma, afinada! Todos os falantes, na verdade, devem zelar por ela.
Entre tantos dependentes da voz, estão professores, artistas, profissionais do direito, radialistas, repórteres, vendedores, dubladores, eclesiásticos...
Tal como a impressão digital, nossa voz é única, sem similar. Pode até haver alguma semelhança, mas jamais igualdade, nem mesmo em gêmeos univitelinos.
Pense num imitador! Por melhor que seja, ele nunca conseguirá imitar uma voz fidedignamente, considerando as características individuais da modulação. Para nossos ouvidos pode parecer "igual", entretanto, reinam diferenças, as quais se comprovam em laboratório, técnica e cientificamente.
Portanto, é seguro afirmar que a nossa voz, assim como a impressão digital, tem características individuais exclusivas, únicas.
Na Internet há muito sobre os cuidados: garimpe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário