domingo, 19 de abril de 2009

DIA DO ÍNDIO

Falar da instituição do Dia do Índio é dispensável, porque a homenagem existe, é lembrada ano a ano, sendo merecida e justa, embora não esteja à altura.

Voltando ao início dos tempos de estudante, lembro dos livros de História, onde se estudava muito sobre eles, entre outros temas. No entanto, certos professores transmitiam a ideia de serem perigosos. Por outro lado e de forma quase infantil, alimentava-se a sensação do paradeiro deles ser em terras longínquas e isto tranquilizava.

Com o passar do tempo, porém, descobre-se que a realidade era outra, pois estão em inúmeros lugares, inclusive próximos. Sabe-se, evidentemente, que há tribos anti-sociais, isto é, não civilizadas. Mas analisando o grau de violência do nosso meio excede a dos índios. Existe, então, alguma diferença? Eles apenas defendem seu espaço, ou o que restou dele, subtraído por nós.

Graças a algumas viagens e atividades conheci diversas tribos, muitas localizadas às margens de rodovias, num habitat rudimentar e improvisado. Mas independente da precariedade, elas têm em comum o artesanato, uma das suas marcas registradas. Além de bem feitos, os trabalhos contam com a participação de toda a família.

O conceito sobre a condição primitivista de várias tribos, atualmente, mudou. Muitos já vivem cercados de modernidade, usufruindo, por exemplo, dos benefícios da energia elétrica, aproximando-se da tecnologia, do celular à parabólica, etc. Dá para afirmar que estas mudanças são fruto de alguma compensação imposta gradativamente a eles, para desviar a preocupação das perdas de espaço.

Depois da marginalização a que foram submetidos pelo homem branco, a partir do sufoco e estreitamento do seu espaço, grande parte das tribos vive acoada, especialmente aquelas que conservam as raízes, usos e costumes...
Estamos em débito com os índios e esta conta deveria ser quitada de forma digna e não sob a imposição compulsória, mesmo havendo exceções...
Não basta, pois, "festejar" o Dia do Índio. Faz-se necessário, isto sim, avançar na conscientização dos seus reais direitos, começando por respeitá-los, independente do modus vivendi.
Como li num blog, "obrigado amigo índio".

2 comentários:

  1. Um belo texto homenageando os amigos índios...um abraço e bom domingo,chica

    ResponderExcluir
  2. "Ei, você que é brasileiro... Quando passar pela Amazônia de novo, traz uma flecha de índio pra mim".

    Hahahah. :)

    ResponderExcluir