segunda-feira, 27 de abril de 2009

. . . _ _ _ . . .

O título é estranho? Pode parecer, mas saiba, não é. São os seculares sinais telegráficos conhecidos como Código Morse e, neste caso, representam as letras SOS, o mais famoso pedido de socorro via rádio e reconhecido em qualquer parte do planeta. Graças a ele muitos já foram salvos, do mar às calamidades e enquanto outras formas de comunicação ainda têm limitações.
A combinação que compõem o SOS foi extraída do Código Morse e adotada por ser comprovadamente inteligível, mesmo sob fortes interferências, afinal são só bips curtos (3 pontos), longos (3 traços) e curtos (3): di di di, da da da, di di di.
Foi o norteamericano Samuel Morse quem criou o sistema em 1835, quando codificou o alfabeto, transformando-o em traços e pontos, fazendo o mesmo com as pontuações. O uso desta modalidade abrangeu ampla gama de setores, como Correios, transporte ferroviário, marinha, radiofarois, exército, aeronáutica, radioamadores, etc.
A propósito dos radioamadores, estes são licenciados mediante algumas provas, entre elas a aptidão de transmitir e receber em Morse - conforme a classe.
Quem abriu o "Google" hoje, por exemplo, deve ter notado alguma semelhança, pois o nome foi convertido para o formato Morse.
Tudo isto, enfim, é para homenagear o aniversário de Samuel Morse, importante nome no cenário das comunicações e pai da telegrafia, embora os traços e pontos estejam rumando ao uso limitado ou desuso em inúmeros casos.
Inspirados no naufrágio do Titanic, muitos pensam que SOS significa Save our Soules (salve nossas almas) ou Save our Ship (salve nosso barco). Ledo engano. É apenas a representação gráfica do título desta matéria!

2 comentários:

  1. Interessante! Eu ouvi no rádio pela manhã do aniversário de Morse! Valeu!um abraço,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito importante vir relembrar aquilo que já esquecemos. A descoberta e trabalho de Morse para a humanidade foi fabulosa. Obrigado Morse e obrigado a si por no-lo lembrar.

    Um abraço,
    Maria Emilia

    ResponderExcluir