quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A REFORMA

Os puxa-sacos - ou baba-ovos - de plantão, especialmente os do cacique brasiliense, estão dando a entender que Lula é o idealizador da Reforma Ortográfica. Exceto a balela, eles não têm mais nada para inventar! Por sorte não lhe comendaram como MENTOR da reforma.
Ora, a matéria remonta a 1990, época em que o Lula apenas discursava (?) durante a convocação dos partidos sul americanos, pelo PT, para debater a imagem mundial após a queda do Muro de Berlim, sugerindo encostos democráticos ao neoliberalismo, tendo somente o sigmatismo em comum com a atualidade. A temática certamente foi interessante, da mesma maneira como a influência da formiga no sexo dos anjos.
Naquele ano (dezembro de 1990) a Reforma Ortográfica teve seu projeto aprovado por representantes de sete países, onde o idioma oficial é o Português: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. O Timor-Leste associou-se às mudanças após dois anos da sua independência da Indonésia.
Para vigorar, o acordo carecia da ratificação de, ao menos, três nações. Isto foi conseguido em 2006 com Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, tendo Portugal aprovado posteriormente.
Sendo assim, onde o pregador de improviso (ou improvisado) entra como mentor ou tutor das mudanças?
Algumas alterações, a propósito, embutem modificações capazes até de auxiliar o homem...

Um comentário: