terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CIÊNCIA X DOENÇAS: VITÓRIA DA VIDA!

Pesquisadores ligados ao projeto Genoma Humano fizeram a sequência do cromossomo 1, o maior da nossa raça.
Ele possui praticamente o dobro de genes dos demais já pesquisados, equivalente a quase 10% do nosso código genético.
Segundo os cientistas, 3141 genes estão relacionados com cerca de 350 patologias, como o câncer, o mal de Alzheimer e a doença de Parkinson.
Ao todo, o genoma humano tem de 20 a 25 mil genes, sendo a sequência do cromossomo 1 responsável pelo reconhecimento de mais de mil novos genes.
Simon Gregory, líder daquele projeto no Sanger Institute (Inglaterra), afirmou que "a conquista encerra o livro do Projeto Genoma Humano num volume importantíssimo".
Todo este empenho remonta a 1990 e teve, acima de tudo, a intenção de reconhecer as sequências de genes e de DNA responsáveis pelas características humanas.
Todo aquele trabalho, do início à conclusão, envolveu 150 cientistas britânicos e norte-americanos, os quais dedicaram 10 anos ao desafio.
Começam a alargar os passos rumo ao dia em que teremos o "conserto" antecipado, em nível de concepção, dos erros e deficiências genéticas responsáveis por todas as moléstias, sejam elas quais forem.
Atualmente, graças ao empenho científico, boa parte do que já foi descoberto está sendo exitosamente aplicado.
Falta pouco, portanto, para o ser humano nascer perfeito, não se tratando, contudo, estarmos próximos ao "projeto raças superiores", alimentado pela insanidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário