sábado, 7 de fevereiro de 2009

PESSOAS ESPECIAIS



A cada dia, hora ou minuto há um mundo de assuntos para desfilar por aqui, sejam quais forem.
Particularmente, porém, quero falar hoje sobre pessoas especiais. Quem não tem, na sua vida, pessoas assim, não é mesmo? Não sou diferente, porque também possuo as minhas. E estas identidades, na nossa existência, têm importância permanente, quer pela convivência, quer pelo grau de valor ou proximidade. Tudo, é claro, inicia na célula mater denominada família, onde reside o começo dos começos, tal qual alicerce. É óbvia, no entanto, a existência de distorções, afinal, muitos há que sequer conhecem suas próprias origens (paternidade e/ou maternidade), mas isto é outro problema...
A preservação da família constitui, pois, a essência.
Existem, evidentemente, muitas e muitas exceções. Entretanto, quando a seriedade, o bom senso e o respeito mútuo pelo propósito semeado são observados, não resta dúvida: as intenções e a união se mantêm, mesmo diante de situações supostamente difíceis, afora a ruptura da confiança. Porém, o rompimento dos elos, mesmo justificado como "causa justa" ou necessária, engloba sequelas nem sempre reversíveis, isto é, de difícil retomada e cujos efeitos se instalam, estatisticamente, na prole. Trata-se duma regra praticamente geral. Os exemplos vistos aqui, lá ou acolá atestam isto. É importante, pois, avaliar e ter certeza do grau de confiabilidade de cada ser, evitando, assim, a quebra da credibilidade ali adiante, patrocinando consequências normalmente dolorosas e prolongadas, passíveis até de cuidados complexos.
Por outro lado, mesmo diante duma retomada, na tentativa de recompor os fragmentos, é difícil recuperar o caminho anterior. Admite-se, contudo, a reconstrução de uma nova realidade, seja a partir da tentativa de recomeço ou não, em prol daquela célula inicial...
Viva a família! Viva as pessoas especiais! Viva a felicidade!

2 comentários:

  1. Família, nosso primeiro elo de ligação com o mundo. Mesmo incompleta, o importante é ter vínculo afetivo.
    Amigos, amigas, namorados, namoradas, marido, esposa, a seguir filhos, elos subseqüentes que nos fazem seguir o caminho da vida desenhado por nós mesmos.
    Abraços!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Então,...

    Pessoas especias, que nos fazem também especiais... falando nelas, deixo aqui um recadinho: fale pra ela (essa pessoa) AGORA, que ela é especial pra vc. Declare o que sente no coração por ela. Não espera mais não. Esse texto é lindo.

    Abraço.

    Lena

    ResponderExcluir