quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NOSTALGIA

Alguns não sabem, outros ouviram falar e muitos, talvez, ainda lembram da TV preto e branco, surgida no Brasil na década de 50 e sobrevivendo a meados de 70, quando deu lugar à TV em cores e demais avanços. Pode-se dizer que ela foi a bisavó da TV atual.
Os televisores daquela época funcionavam com parte das peças dependente de aquecimento elétrico (válvulas), cuja durabilidade era limitada. Os aparelhos, à espera do aquecimento total, tinham um retardo considerável até funcionar, mas o ineditismo da tecnologia fascinava a todos, embora houvesse um número restrito de lares onde havia TV. O produto, contudo, popularizou rapidamente.
Na época da P & B, a imagem abaixo marcou. Ela surgia quando a emissora iniciava as transmissões, antecedendo a programação. A propósito, a estação permanecia poucas horas NO AR, tempo este dilatado com o passar dos anos, até chegar às atuais 24h. Podem acreditar, inicialmente havia apenas um CANAL! Imaginem se ainda fosse assim.
A nostálgica e simpática figura abaixo - "carta padrão" - foi utilizada durante longo tempo pela extinta TV Tupi e sua filiada no RS, a pioneira TV Piratini, canal 5. Com ela era possível ajustar os televisores, obtendo melhor visualização e desempenho linear.
A fim de ilustrar disponibilizo a vinheta destinada a anunciar "A PRÓXIMA ATRAÇÃO" daquele canal. Alguém ainda lembra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário