quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

FÉRIAS II

"Mil Coisas"...
Sim, foi como batizei a RS 118, estrada de acesso a Gravataí, RS 30, freeway e litoral sul.
O trecho, embora curto - cerca de 18 km, corta Sapucaia do Sul e Esteio, notabilizando-se pelo caótico desfile de tudo (tudo mesmo!), até veículos (!). Eis a razão do apelido. É um tributo à confusão: automóveis (inteiros ou não), caminhões de todos os tipos, inclusive em condições, motos, carroças, bicicletas, cavalos, vacas, cães, gatos, gambás, ratos, homens (muitos cambaleando), mulheres (até aquelas...), crianças sozinhas, enfim, mil coisas.
Conheço o trecho desde criança e como condutor domino-o há mais de 40 anos, acumulando uma relativa experiência, principalmente depois de acessá-lo praticamente todos os finais de semana, o ano inteiro, por ter um imóvel no litoral. Ir por Porto Alegre ou Taquara também são opções, claro.
Aquela RS, no entanto, é um excelente teste ou treinamento à paciência. Mas como o propósito é não deixar o comentário parecido com a "Mil Coisas" e sim prosseguir, então vamos em frente. Depois de vencer a RS 30, passar por Santo Antônio, onde noutros tempos se fazia parada obrigatória, ou tradicional, chega-se a Osório, a terra dos ventos. Lá satisfiz a vontade, "escalando" o Morro das Antenas, onde tudo é maravilhoso, da notável paisagem aos monumentos às telecomunicações, duas coisas que me fascinam.
O acesso é asfaltado e, embora a subida seja íngreme, é tranquilo. Atinge-se o topo em cerca de sete minutos. Quem conhece sabe, a tela é fantástica, especialmente quando a visibilidade está 5 por 5, pois a visão não tem limites e as imagens são realmente hipnóticas e inesquecíveis.
Desta vez os asadeltistas e seus pássaros gigantes não estavam lá.
Não dá vontade de descer o morro, mas nalgum momento...
Como fotos sempre falam mais do que mil palavras, curtam uma a uma.

Não falei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário