segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FÉRIAS I

Como muitos, também saí após a virada do ano, dando uma esticada ao litoral, permanecendo lá por uma semana, o que - de certa forma - justifica a ausência, apesar de qualquer lanhouse permitir postar aqui. Mas sabem como é, papo pro ar até nisso... Entretanto, a folga permitiu acumular fotos e material para sustentar assuntos por algum tempo, sendo a maioria de pauta branda (ainda bem!).

Para isso, estou retornando à casa, começando esta série intitulada "Férias", numa sequência indeterminada de partes, começando pela óbvia "I" (número romano fica chique, não?).

A maioria sabe, vários caminhos levam às praias do litoral norte. Num estilo saudosista, a opção foi a RS 30, cuja pista está ótima, apesar de sinuosa em boa parte da extensão. Trafegando nesta rodovia é imediata a lembrança dos velhos tempos, quando era a única alternativa de acesso. Os lugares por onde se passa permanecem os mesmos, entre eles Gravataí, Glorinha, Miraguaia (chamada por alguns de Meio do Mundo), Santo Antônio da Patrulha - famosa pelos derivados da cana-de-açúcar - e Osório, notória pelo vento constante, agora com nome próprio: Energia Eólica, cujos cataventos gigantescos impressionam pelo arrojo. É um caminho onde a monotonia dá lugar à paisagem bucólica, numa espécie de desfile da natureza - entre vegetal e animal. Ah, humanos também, suas casas, tendas e fazendas! Entre as vantagens de viajar por ela, destaco o fato de ser praticamente dono na estrada, pois o fluxo é pequeno, comparando à freeway (freeway?).

Claro que nesta despretensiosa série, a ilustração dará brilho extra ao conteúdo, acendendo os recônditos da memória.

Por hoje é só!

Um comentário: