sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe vira epidemia

Diante de mais cinco mortes no Rio Grande do Sul (agora sete aqui e 11 no país), o secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra, mudou o discurso, admitinado a passagen da gripe A-H1N1 à epidemia.

"O vírus já circula livre no Estado e isso caracteriza o início de uma epidemia. As últimas vítimas são homens com idades entre 26 e 42 anos, das cidades de Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana", detalhou o secretário, acrescentando que "cerca de mil pessoas portam o vírus, das quais umas trinta estão internadas".

Quanto aos óbitos registrados, "a maioria dos pacientes faleceu por complicações associadas a outros problemas de saúde, agravados pela gripe". disse.

Classificando o Estado como porta de entrada do vírus, haja vista as divisas com Uruguai e Argentina, o secretário conforma a população, garantindo ser desnecessário o pânico.

"Essa gripe está sendo acompanhada online. Isso pode causar a impressão dela ser mais grave", completou.

"Não há motivo para pânico", insistem o secretário Osmar Terra e o ministro da Saúde, José Temporão.

A população ainda não se mostra em pânico, mas preocupada com duas variáveis: a gripe e a ação rápida das autoridades, principamente.

Foto (Internet): o vírus.

Um comentário:

  1. Penso que há motivo para pânico sim. Deveriam fechar a fronteira aqui no RS. Um irmão do aluno da escola onde meu filho estuda é uma vítima registrada do Vírus. Está na lista dos 11 óbitos.
    A situação está séria.
    Graças a Deus hoje meu filho e meus alunos entram de férias, não estarão por duas semanas em contato com grande número de pessoas.
    Mas e a volta?
    Que Deus proteja cada um de Nòs!

    ResponderExcluir