quarta-feira, 6 de maio de 2009

Maioridade antecipada

Estamos no limiar da idade penal cair para 16 anos, pois a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a Proposta de Emenda Constitucional.
Nem parece o país movido a intermináveis reuniões, cujas pouco ou nada solucionam, ficando tudo para logo mais, logo mais e logo mais...
Noutros países tais limites divergem. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, por exemplo, não há idade mínima para penas, porquanto outros fatores estabelecem a punição, entre eles a índole e a consciência sobre o grau do delito. Já na Argentina e em Portugal é aos 16. Na Alemanha 14 e na Índia, pasmem, SETE ANOS!
Aqui a mudança provavelmente não surtirá os efeitos esperados, haja vista a criminalidade se manifestar muito abaixo daquela faixa: doze ou menos.
Certa vez perguntei a um ribeirinho de 11 anos (!) qual o seu sonho ao ficar maior. "Quando eu fizer quatorze anos quero ter minha própria arma", assustou. E agora, dizer o quê?
Muito se prega a respeito das causas. O ponto de partida, então, deveria estar exatamente nelas, garantindo às próximas gerações a decência e a dignidade como regras e não exceções. Havendo ação, não importa o retardo dos efeitos, porque estes virão.
Todavia, durante a perda de tempo, a politicagem e a violência continuam parceiras, dando as cartas e ainda jogando de mão, com as nossas fichas...

2 comentários:

  1. Seu desabafo neste post é bem justo. E concordo com você, se acabam com a criminalidade termina a parceria e o dinheirama que existe em função não entra mais para o bolso dos pseudo politicos.
    Um dia a casa vai cair não é mesmo?

    Parabéns pelo seu blog que passa o recado com muita classe.
    Forte
    Abraço.
    Absair

    ResponderExcluir
  2. Muito importante tua colocação por aqui! Realmente, um caso a pensar! um abraço,chica

    ResponderExcluir