terça-feira, 18 de agosto de 2009

É "pobrema" deles...!

Não sou contra carroças e/ou carroceiros. Entretanto, quando há abusos, como desrespeito às regras de trânsito, excesso de carga e agressões covardes contra os cavalos (ou burros), quem não se revolta?

Sem exagero, parecem montanhas em movimento, muitas vezes “pilotadas” por crianças, às vistas dos demais passageiros, os quais se confundem com a carga, pois vão acomodados em meio à sucata. Normalmente é a família. Verdade!

O mérito da situação até é aceitável, menos o modus operandi, afinal, cruzam a cidade, ida e volta, percorrendo distâncias sacrificantes à capacidade do animal, sem contar o uso de trabalho infantil, independente de ser familiar, porque estas crianças deveriam ter ocupação compatível: escola, por exemplo.

Faz pouco e já era noite quando vi uma dessas carroças inadequadamente “estacionada” e sem sinalização. A oportunidade ensejou uma breve troca de palavras com os “tripulantes”, enquanto se acomodavam no veículo, para seguir a viagem de regresso. Quatro pessoas!

Mesmo estando na cara, perguntei se não era muito peso para o animal. Desconfiado, o “porta-voz”, um menino com cerca de oito ou nove anos, segurando as rédeas, disse ser “pobrema” deles. A resposta não surpreendeu, mesmo se ele tivesse dito “poblema”.

Esta é a visão deles, enquanto a nossa fica à margem da dimensão deste problema, começando pela falta de empenho das autoridades em forçar a escolarização destas crianças e não fazer vistas grossas ante o “dever” diário de catar lixo, sob ordens de pai e mãe, com raras exceções.

2 comentários:

  1. Um problema para os animais sobrecarregados, para as crianças e para o trânsito...abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Gosto de carroças, algumas são até equipadas já vimos uma rsrsrsrs.
    Mas é a lei da sobrevivência. Ganha pão de muitos. Veículo de transporte, carga, passeio...
    Quanto aos cavalos sofrem, e sofrem muito, assim como muitos brasileiros.
    Abraços!

    ResponderExcluir