quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Tinha que ser o Chavez..."

Há quase duas semanas o todo metido a poderoso vizinho de fronteira Hugo Chavez, ridicularizado pela célebre pergunta "por que no te callas?" e amiguinho do "bíblico" Lula, impos o tempo limite de 3 minutos para o banho dos venezuelanos.
A medida sancionada deverá ser seguida à risca e estará às vistas de rigorosa fiscalização. De forma intimidante, foram anunciadas severas punições aos transgressores. O fofinho só não elucidou com clareza qual será a forma de controlar.
Haveria um fiscal plantado em cada casa? Um informante remunerado - ou alcagueta? Ou o quê? Seria uma providência, aliás, com gastos certamente inferiores ao consumo elétrico daquele povo, segundo a forma usual de cálculo deste e de outros politiqueiros semi alfabetizados ou semi aritméticos.
Por outro lado, para reduzir em 20% o consumo de eletricidade na Venezuela, o meninão Hugo Chavez deteminou o uso de lanterna nas idas e vindas noturnas ao banheiro. Segundo ele, isto garantirá vultosa economia.
Apesar da forma inversa, aqui foi imposta, na década de 90 e por efeito de Lei estadual, a utilização de faróis baixos, durante o dia, nas estradas estaduais (RS). Acabou caindo em desuso, mas falam na retomada oficial e em nível nacional, inclusive.
Na época, embora não se saiba ao certo, vazou que o político profissional e autor da Lei foi inspirado por um parente ligado ao ramo de lâmpadas automotivas e correlatos, cujo empório patinava...
Como perguntar não ofende, o chefe venezuelano teria parentesco com algum fabricante de pilhas, lanternas e afins?
E aqui, onde tudo se copia, quando será adotada esta inusitada e promissora ideia do gordinho Chavez?

Um comentário:

  1. E o pior é que segundo uma notícia que ouvi, os gastos dele são enormes, pra ele não tem nada disso! abração,chica

    ResponderExcluir