sábado, 14 de novembro de 2009

Dia Nacional da Alfabetização

Inexiste milagre para neutralizar e banir imediatamente as sementes e raízes daninhas do analfabetismo. Apesar das Leis, o caminho é outro. Começa na conscientização e isto falta. Só acontece sem querer, por casualidade, da boca pra fora, etc. Se é que acontece!

Em pleno século XXI ainda há quem afirme "não sei escrever", ou diga "não sei o que está escrito", do texto elementar à grafia do próprio nome. Infeliz realidade.

Oportunidades existem e são muitas, a começar pelas Escolas (não faltam) e pela reconhecida dedicação do professorado. E que dedicação! Soldados da arte de ensinar. Mas as bases do desinteresse oriundam do berço, do lar (se é que há). "Questão social", dirão muitos. Se é assim, cadê a nossa parte?

Quando despertar a compreensão da necessidade desta premissa, capaz de mudar o futuro, mesmo que não totalmente, daí sim poder-se-á visualizar uma luz no fim do túnel. Ela existe, entretanto, não ligaram, esqueceram de ligar ou desligaram, até por conveniência, afinal, quanto maior a insipiência popular, mais fácil o caminho para o poder. Poder? Qual poder?

Nas esferas alfabetizadas e instruídas, poucos esboçam preocupação frente à realidade da assinatura com o polegar. Ao contrário, não estão nem aí. A maioria ri, ri muito e ainda pede voto, com tapinhas nas costas e sorriso plástico...

É incrível (ou ridículo), nosso analfabetismo é histórico, quase jurássico, mas não pela cronologia e sim pelo desprezo, pelo desinteresse, ou má vontade política (expressão da hora e odiada por eles). Não estão nem aí para o tema.

Prioridade é sinônimo de piada?

Seriedade é sinônimo de rinha de galo?

Vontade política é sinônimo de comer bala?

Alfabetização para todos é um ícone invisível neste país, exceto na época das promessas ou neste dia dedicado a ela...
(avatar da Internet)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia Mundial da Gentileza


Bom dia!
Boa tarde!
Boa noite!
Com licença!
Tenha a bondade!
Por gentileza!
Fique à vontade!
Sinta-se em casa!
Sente-se aqui!
Sirva-se!
Posso ajudar?
Isto é seu?
Parabéns!
Merece!
Vc está bem?
É um prazer!
Gostei muito!
Desculpa!
Muito obrigado!


E assim por diante...


Mas por que isso? Simples, porque hoje é 13 de Novembro, Dia Mundial da Gentileza.

Alguns segmentos dedicam 29 de Maio à mesma causa.

Pensando bem, deveria ser de janeiro a janeiro e 24 horas por dia, afinal, educação e gentileza não são posturas à toa ou cafonas. Fazem parte da vida, apesar de escassas.

Pratique!


Obrigado pela visita!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Tinha que ser o Chavez..."

Há quase duas semanas o todo metido a poderoso vizinho de fronteira Hugo Chavez, ridicularizado pela célebre pergunta "por que no te callas?" e amiguinho do "bíblico" Lula, impos o tempo limite de 3 minutos para o banho dos venezuelanos.
A medida sancionada deverá ser seguida à risca e estará às vistas de rigorosa fiscalização. De forma intimidante, foram anunciadas severas punições aos transgressores. O fofinho só não elucidou com clareza qual será a forma de controlar.
Haveria um fiscal plantado em cada casa? Um informante remunerado - ou alcagueta? Ou o quê? Seria uma providência, aliás, com gastos certamente inferiores ao consumo elétrico daquele povo, segundo a forma usual de cálculo deste e de outros politiqueiros semi alfabetizados ou semi aritméticos.
Por outro lado, para reduzir em 20% o consumo de eletricidade na Venezuela, o meninão Hugo Chavez deteminou o uso de lanterna nas idas e vindas noturnas ao banheiro. Segundo ele, isto garantirá vultosa economia.
Apesar da forma inversa, aqui foi imposta, na década de 90 e por efeito de Lei estadual, a utilização de faróis baixos, durante o dia, nas estradas estaduais (RS). Acabou caindo em desuso, mas falam na retomada oficial e em nível nacional, inclusive.
Na época, embora não se saiba ao certo, vazou que o político profissional e autor da Lei foi inspirado por um parente ligado ao ramo de lâmpadas automotivas e correlatos, cujo empório patinava...
Como perguntar não ofende, o chefe venezuelano teria parentesco com algum fabricante de pilhas, lanternas e afins?
E aqui, onde tudo se copia, quando será adotada esta inusitada e promissora ideia do gordinho Chavez?