quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Terremoto à pólvora

Santo André, em São Paulo, foi sacudida por violenta explosão ocorrida no início da tarde de hoje, cujo epicentro foi na loja de fogos de artifício Pipas & Cia, onde morreram duas pessoas (o dono e a faxineira), doze ficaram feridas e duas continuam desaparecidas.

Segundo o prefeito Aidan Ravin (PTB), a loja tinha alvará de licença da Prefeitura e dos Bombeiros somente para comercialização de fogos e não para fabricação. Todavia, preliminarmente, indícios demonstraram a atividade irregular.

O abalo, segundo declarações de populares, foi sentido a grandes distâncias, enquanto nos imóveis lindeiros ao foco os estragos foram de grande monta, além de vários automóveis. O estrondo foi ouvido num raio de dez quilômetros.

Com insistência, porém em vão, os moradores do bairro, especialmente os avizinhados, reclamaram às autoridades sobre a atividade clandestina de produção de fogos naquele local.

"A fiscalização não viu que nos fundos fabricavam", comentou o prefeito. Segundo o Exército, "local não tinha permissão para fabricar".

Os Bombeiros foram rápidos e estão agindo incansavelmente, como sempre.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Riscos da Internet


A rede mundial de computadores, ou apenas Internet, conecta uma quantidade praticamente infinita de pontos, interligando quase todas as coordenadas do planeta. Isto é notório.

Mas assim como a malha disponibiliza incalculáveis benefícios, também embute riscos, destacando-se a pedofilia e os falsos usuários, pulverizados nos sites de relacionamento, cujo número de adeptos excedeu a noção.

Embora proliferem as vítimas desta truculência, muitos dão cobertura ao anônimo (pseudo), dando-lhe corda, postura, aliás, que dispensa comentário porque está praticamente na cara...

O uso de nome falso, seja qual for ou de quem for, ou falsidade ideológica, como rege a lei, denota vileza, mau caratismo e sórdida intenção, mesmo sob o paupérrimo argumento da preservação e garantia pessoais. Movidos pela insipiência acreditam na invisibilidade!

Precauções pessoais são válidas, exceto pelos meandros alheios, começando por nomes e avatares, pois são atos criminosos à mercê da Lei, cujas penalizações deveriam ter destaque público.

DENUNCIE!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera

Hoje é o DIA MUNDIAL SEM CARRO, campanha de conscientização surgida na Europa, no final do século XX.

Enquanto isso, aqui no hemisfério sul começa a Primavera, eterna estação das flores. Aliás, nem tão eterna assim, sob o ponto-de-vista da poluição, do desmatamento e outras agressões.

Quando "inauguraram" a bomba atômica, por exemplo, há 61 anos, sobre as cidades japonesas de Hiroshima e, nove dias depois, Nagasaki, a destruição foi instantânea, avassaladora.

À margem de contrapartidas, foi um "teste" desastroso, diplomado pelo consenso como ato covarde. O ato deveria servir de ALERTA permanente e frontal ao ímpeto da prepotência humana, seja contra seus semelhantes, seja contra a ecologia, seja contra o planeta, etc.

Passado longo tempo daquele arraso nasceu, em meio ao caos e espontaneamente, bela flor, batizada poeticamente de Rosa de Hiroshima. Se é utopia não importa, vale a lição!

A natureza, porém, poderá não mais dar esta resposta amável e civilizada aos seus inquilinos, mas fazer da sua força o recibo às agressões. Portanto, saudemos a Primavera, fazendo do exemplo da Rosa de Hiroshima o símbolo da consciência de respeito ao mundo e seus habitantes.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mundo estranho!

Enumerar todo e qualquer fato noticiado daria uma lista sem fim, principalmente com as coisas estranhas.
Mas alguns valem a pena (ou não).

** A gripe suína continua viva, avançando e matando.

** Criança aparece morta dentro de microondas.

** Cheias desabrigam famílias e fazem vítimas no sul.

** Previsões da meteorologia não são otimistas.

** Ato jurídico silencioso bloqueia ou limpa contas de inadimplentes.

** Pira explode, faz labareda e assusta governadora do RS.

** Greenpeace quer desmatamento zero em 2015.

** Ou Gravataí acaba com o lixão, ou o lixão acaba com Gravataí.

** Mercados em Novo Hamburgo só até 21h e meio dia aos domingos.

** Suíços aconselhados a não consumir carne e mamão brasileiros.

** Tecnologia atual logo será inútil.

** Drogas e violência estão fora de controle e vencendo.


Por hoje é só!
(imagem da Internet)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

7 de Setembro: caminhada dos surdos-mudos

Um dos momentos mais emocionante no desfile de ontem, em Novo Hamburgo, ficou por conta da caminhada dos surdos-mudos, cuja ala ultrapassou a casa da centena.

Após o anúncio da passagem deles e um breve histórico das entidades que congregam aqueles grupos, a locutora oficial do evento conclamou a população ao aplauso, recomendando que o gesto fosse na linguagem deles, isto é, erguer os braços e agitar as mãos, apenas isto. Mesmo antes dela terminar o pedido, a maioria já procedia desta maneira.

Na imaginação de quem viveu aqueles instantes, é como se fossem as palmas mais ruidosas e entusiasmadas de todas, pela unanimidade da manifestação popular.

A tela da emoção pode ser vista na maioria dos semblantes, tanto da platéia quanto dos próprios desfilantes.
(imagem Internet)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro: desfile em Novo Hambrugo

Nem todos os anos as condições climáticas são favoráveis às comemorações do 7 de Setembro. Mas ultimamente as estações climatológicas têm acertado em cheio, como aconteceu hoje, quando a meteorologia previu tempo bom para toda a manhã deste dia especial.

Desta forma, os desfiles em homenagem à Independência do Brasil foram premiados com uma bela manhã, anunciada com antecedência pelas estações do clima, coisa que não acontecia até pouco tempo atrás.

A passagem da data aqui em Novo Hamburgo, por exemplo, foi marcada pelo brilho da festa cívico-militar, quando um sem número de estudantes da rede de ensino local, clubes de idosos, APAE e outras entidades desportivas e culturais desfilaram pela avenida principal, ladeada por expressivo número de espectadores, de todos os recantos da cidade.

Os militares, costumeiramente a nota mais alta da comemoração, despertaram olhares atentos da numerosa população.

Praticamente no final do desfile, a passagem da guarnição de bombeiros local impressionou, pois sobre os possantes caminhões estavam diversas crianças, todas estudantes e devidamente paramentadas, fazendo jus à condição de bombeiros mirins, fruto de recente curso feito por elas. Os aplausos foram inevitáveis!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Diário do louco...

"Já era noite e o sol iluminava as trevas de um belo dia claro e chuvoso.

Um mudo, sentado numa pedra de madeira, calado dizia: prefiro muito mais morrer do que perder a vida.

Longe dali, bem próximo, num bosque sem árvores, os pássaros pastavam alegremente tristes e as vacas voavam de galho em galho procurando seus ninhos, enquanto os elefantes descansavam na sombra ensolarada de um pé de alface.

No mesmo instante, muito mais tarde, um cego dizia: ah, olha só o que vejo, mais um aleijado correndo atrás de um cavalo parado.

Em seguida, horas e horas depois, subi em minhas costas e saí correndo vagarosamente pelas ondas retas do deserto frio e úmido, até chegar na minha casa. Entrei pela porta da frente que ficava nos fundos, deitei meu paletó na cama e me pendurei no cabide, onde dormi um sono suavemente abalado.

Sonhando que estava acordado acordei pra ver se estava dormindo.

Bem cedo, quando já era tarde, levantei-me lentamente rápido, indo para o banheiro, onde servi o almoço. Sem comer nada senti um gosto estranho na comida, percebendo que comi o guardanapo e limpei a boca com o bife.

Fui até a janela, que ficava na porta, para pegar o jornal que veio sozinho. Estava escrito sem letras e de cabeça para baixo: os quatro profetas do apocalipse são três: Jacó e Jeremias.

E para não perder o costume, fui até a janela, cuspi, voltei, me atirei na cama e ri, ri muito...

Fui novamente até a janela, cuspi, voltei, me atirei na cama e ri, ri muito...

Repeti...

Mas agora acho que me enganei, cuspi na cama e me atirei pela janeeeeeeeeeeeeeeee....".