sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe vira epidemia

Diante de mais cinco mortes no Rio Grande do Sul (agora sete aqui e 11 no país), o secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra, mudou o discurso, admitinado a passagen da gripe A-H1N1 à epidemia.

"O vírus já circula livre no Estado e isso caracteriza o início de uma epidemia. As últimas vítimas são homens com idades entre 26 e 42 anos, das cidades de Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana", detalhou o secretário, acrescentando que "cerca de mil pessoas portam o vírus, das quais umas trinta estão internadas".

Quanto aos óbitos registrados, "a maioria dos pacientes faleceu por complicações associadas a outros problemas de saúde, agravados pela gripe". disse.

Classificando o Estado como porta de entrada do vírus, haja vista as divisas com Uruguai e Argentina, o secretário conforma a população, garantindo ser desnecessário o pânico.

"Essa gripe está sendo acompanhada online. Isso pode causar a impressão dela ser mais grave", completou.

"Não há motivo para pânico", insistem o secretário Osmar Terra e o ministro da Saúde, José Temporão.

A população ainda não se mostra em pânico, mas preocupada com duas variáveis: a gripe e a ação rápida das autoridades, principamente.

Foto (Internet): o vírus.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gripe suína

O médico brasileiro David Everson Uip (foto) é, reconhecidamente, a maior autoridade em infectologia deste país e digno do respeito internacional.

Agora, seu dia a dia está íntima e incansavelmente voltado aos estudos sobre a gripe A - H1N1, apelidada de suína.

Entrevistado, o especialista alertou que as máscaras usadas não inibem a ação viral, face a uma série de fatores, entre eles a umidificação do produto, tornando-o hospedeiro do vírus, evento que ocorre em menos de duas horas de uso, independente do tipo ou origem do artefato. Deve ser trocada, portanto, a todo momento, apesar da ineficiência.

Quem suspeitar ser portador, a partir dos sintomas, "deve ser criteriosamente avaliado e permanecer em casa, se alimentando bem, dormindo adequadamente e seguindo à risca as recomendações clínicas, evitando, assim, complicações indesejáveis e disseminação coletiva", afirmou o infectologista.

"Não sabemos o que vai acontecer daqui a um mês com este vírus", garante o dr. David, entre outras coisas.

"O grupo de risco altamente suscetível à gripe é aquele que tem ou teve patologia pulmonar, os fumantes, os asmáticos ou outros envolvidos com históricos de patologias nas vias respiratórias", garantiu o médico.

"Seguindo as orientações, o grau de preocupação diminui", completou.

Quando escrevi sobre a progressão geométrica da virose, logo no surgimento, houve quem contestasse. E agora, diante das evidências?

Infelizmente o avanço está surpreendendo e, enquanto isso, o ministro da Saúde, até então cauteloso, adota, agora, uma postura otimista, motivado pela pequena mortalidade, 11 até o momento, segundo divulgaram... Pode?

E o lixo?

Responsável pela compra do falado lixo inglês de 1098 toneladas, o reciclador Arildo Falcade Júnior decidiu fechar as portas da sua empresa em Bento Gonçalves, demitindo 22 dos seus 25 funcionários, coincidentemente quando o material adquirido e armazenado em 64 contêineres foi considerado inútil.

Enquanto Rio Grande, Santos e Caxias do Sul dividem o estoque do "pacote", o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou Falcade em mais de 600 mil reais, pela irregularidade.

Júnior alega, ainda, prejuízos acima de 200 mil com a compra, afora impostos, frete e custo operacional por caixote, em torno de 3,5 mil.

Numa entrevista, o empresário alegou ter sido "vítima de um trote dos britânicos", exportadores da porcaria. Segundo o entrevistado, a "carga deveria conter apenas rebarbas de plástico", matéria prima utilizada pela sua empresa.

É mais um assunto cuja solução está fadada a percorrer o tempo sem solução, pois dependerá da clássica burocracia, quer fiscal, quer política. Nesse interim, a poluição cresce e a ecologia despenca...

Embora a pesada pena aplicada pareça exemplar, não eliminará aquele lixo. Espera-se, pois, solução decente para o conteúdo.

Acontece cada uma...

A propósito, o dono do lixo pagou a multa?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sarney sem segredos!

O dono do Maranhão, José Sarney, revelou-se exímio estrategista ao anular, HOJE, os polêmicos e escandalosos 663 atos secretos. Na verdade, tirou da reta. Ou não?

Mas tais segredos nem deveriam preocupar, pois duraram pouquíssimo tempo, "só" quatorze anos, desfilando durante a gestão do atual ex-diretor geral do Senado, Agaciel Maia - arquiteto da safadeza e metralha dos bastidores do show, dos segredinhos, entre os quais figura a sua humilde propriedade, uma maloquinha de cinco milhões.

A decisão repentina de Zé Sarney emergiu a partir do relatório da comissão especial (mais uma), implantada pelo senador Heráclito Fortes, primeiro secretário da Casa.

JS, diante dos fatos, ampliou o leque de ações, determinando a devolução, ao erário público, de valores pagos indevidamente, centavinho por centavinho.

Será que a grana ficou guardada para ser devolvida ou será impressa de acordo com a necessidade?

Aos desavisados, a atitude sarneista sugere um polo referencial de seriedade, a ponto de provocar "dó", afinal, o político nascido em Pinheiros/MA foi "hiperbolemente injustiçado", não acham? Tadinho dele(s)!

O pinheirense (gentílico do senador), é claro, não é o único peralta no cenário político nacional. Há uma infinidade deles e isto deixa qualquer editor numa posição confortável, pois falar de um é se referir à maioria, do Oiapoque ao Chuí!

Enquanto isso, rolava a reunião ministerial com o chefe. Nela, Lula e seus asseclas lamentavam a crise senatorial, contradizendo-se, porém, ao considerá-la praticamente superada.

Qual será a próxima?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Exagero da mídia

"Desde que eu nasci, o papai foi o melhor pai que vocês podem imaginar e eu só queria dizer que te amo muito".

Como o mundo já sabe, foram palavras da menina Paris Jackson, no encerramento do memorial dedicado ao seu pai, tornando-se a mais expressiva e emocionada manifestação feita desde o anúncio da morte do artista.

Lamentavelmente, porém, a mídia mundial explorou sobremaneira a desolada imagem da criança, expondo amiúde sua emoção para todo o planeta.

Deveriam evitar o exagero.

terça-feira, 7 de julho de 2009

We are the world - nós somos o mundo

Chega um momento, quando ouvimos uma certa chamada,
Quando o mundo tem que vir junto como um só, há pessoas morrendo
E está na hora de dar uma mão à vida,
O maior presente de todos!

Nós não podemos continuar fingindo todos os dias
Que alguém, em algum lugar, irá mudar.
Todos nós somos parte da grande família de Deus.
É a verdade.
Você sabe que o amor é tudo que nós precisamos!

Nós somos o mundo, nós somos as crianças!
Nós que fazemos um dia mais brilhante!
Assim, comecemos nos dedicando.
Há uma escolha que nós estamos fazendo.
Nós estamos salvando nossas próprias vidas.
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu!

Lhes envie seu coração, assim eles saberão que alguém se preocupa.
E as vidas deles serão mais fortes e independentes,
Como Deus nos mostrou transformando pedras em pão.
E por isso todos nós temos que dar uma mão amiga.

Nós somos o mundo, nós somos as crianças!
Nós que fazemos um dia mais brilhante!
Assim, comecemos nos dedicando.
Há uma escolha que nós estamos fazendo.
Nós estamos salvando nossas próprias vidas.
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu!

Quando você está acabado, e não aparece nenhuma esperança
Mas se você acredita que não há nenhum modo que nos faça cair
Nos deixa perceber que uma mudança só pode vir
Quando nós nos levantamos junto como um só!

Nós somos o mundo, nós somos as crianças!
Nós que fazemos um dia mais brilhante!
Assim, comecemos nos dedicando.
Há uma escolha que nós estamos fazendo.
Nós estamos salvando nossas próprias vidas.
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu!


See you later, Michael. Thank you very much!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bodas de quê?

Boda (se diz "bôda") significa comemoração e é usada para celebrar os aniversários de casamento.

No Brasil diz-se no plural: bodas de prata ou bodas de ouro, por exemplo.

Mas atenção! Para aniversários de pessoas jurídicas o correto é dizer "jubileu", seja de prata, ouro, etc.

Porém, não é raro se ver ou ouvir que a empresa tal está festejando suas "Bodas de Prata". Teria a empresa, cidade, clube ou qualquer outra instituição casado com alguém, por acaso? Risível, não? Hehehehe...

As agências responsáveis pelo marketing deveriam estar mais atentas.

Principais Bodas:

1 ano - Bodas de Papel
2 anos - Algodão
15 anos - Cristal
20 anos - Porcelana
25 anos - Prata
50 anos - Ouro
60 anos - Diamante
80 anos - Carvalho

Numa das próximas postagens publicarei a relação completa, até os cem anos.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Chame 193

Há alguns instantes, ouvi várias sirenes de carros de bombeiros, os quais circulavam pela avenida, percorrendo parte da cidade. Justifica-se, afinal, hoje é o Dia do Bombeiro brasileiro.


Esta data exige nosso mais profundo reconhecimento e respeito, haja vista a importância desta brava classe, sempre atenta, sempre a postos, seja militar ou voluntária e independente da dimensão do perigo, do fogo ao mar.

Perdeu-se a conta de quantos já ligaram para o número 193. Sem contar a quantidade dos maldosos e inconsequentes trotes, num desrespeito desmedido.

Meus caros e anônimos amigos Bombeiros, recebam deste blogueiro, seus leitores e seguidores, simbolicamente, um interminável abraço de gratidão pela bravura e destemor permanentes, pouco importando o tipo de ocorrência.

Um simples obrigado é pouco ou nada diante das ações desses briosos soldados, na maioria das vezes arriscando suas vidas em defesa das nossas.

Mesmo assim, muito, mas muito obrigado ilustres irmãos Bombeiros. Vocês merecem todo o destaque.

Neste dia, comemora-se, ainda, o Dia das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais, segmentos não menos importantes, igualmente dignos da nossa gratidão.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PT desce do muro

O Partido dos Trabalhadores, num primeiro momento e antagônico à cartilha, manteve-se favorável à permanência do controverso e enrolado senador Sarney na melhor poltrona da casa.


Vai ver a demora na tomada de posição era para não contrariar o presidente Lula, diante deste ter se mostrado simpático à continuidade do "seu José". Chegou até a anunciar total apoio a ele.



Agora, porém, depois de longa reunião, o PT desceu do muro e resolveu dizer não a Sarney, hornando, assim, sua tradicional repulsa ao PMDB e outras cores, postura afiançada pela gênese do partido do comandante brasileiro, o PT do Lula, Mercadante e outros.