segunda-feira, 29 de junho de 2009

Hoje é dia

** Hoje é Dia do Idoso, momento de lembrarmos de agradecer aos pais, avós e àqueles que merecem respeito.
** Também é Dia do Resgate de crianças desaparecidas, tarefa que aperta o coração mas necessária. A busca às crianças tiradas de seus pais deve prosseguir e de forma incessante.
** Festeja-se, ainda, o Dia do Pescador. Na maioria das cidades ribeiras, especialmente nas marítimas, há muita comemoração dedicada à classe.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hoje é dia

Dia da Aviação de Busca e Salvamento. Homenageia o Esquadrão Pelicano, criado em 6 de Dezembro de 1957, na Base Aérea de São Paulo, com a objetivo de agir em situações emergenciais de Busca e Salvamento pela Força Aérea Brasileira.





Dia Internacional do Combate às Drogas. Sem menosprezar as demais datas, esta exige permanente reflexão, mas, acima disso, AÇÃO! Trata-se de batalha complicada, considerando a força do inimigo, potencial aniquilador dos lares, da família.












Dia do Professor de Educação Física, profissional muito popular, considerando a diferença entre as aulas em recinto fechado e onde todos permanecem sentados, enquanto naquelas a prática é ao ar livre.











Dia do Detetive Particular, figura integrante de infinitas histórias e romances. Supõem-se ser uma profissão utópica, mas é real.









Dia Nacional do Volêi. Nesta modalidade o Brasil também é uma das forças mundiais. Aqui, depois do fubebol, é o segundo esporte coletivo mais popular.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sarna Sarney

"Brasileiros e brasileiras...".
Fantasiado e metido a presidente, era como Zezinho iniciava seus péssimos e inúteis discursos. Este sujeitinho ficou "nosso chefe" em 1985. "Ficou", afinal foi agraciado com o cargo mor pela circunstância. Um exemplo de sorte, ou osmose!

Além de "imortal" da ABL, o tal de José Sarney, um réles posudo de fala cantada, melosa e nauseante, é hoje a necrose mais comentada de norte a sul, competindo palmo a palmo com a gripe da hora, enfermidade inofensiva perto das falcatruas deste politiqueiro.

Apesar da corrosiva lembrança, muitos recordam dele inventando um desastroso congelamento de preços, quando sugestionou as donas-de-casa a peregrinarem de bodega em bodega, como suas "fiscais", atrás de "realinhamentos de preço espontâneos". Junto com a corte, o déspota deu com os burros n'água! Enfim, o mentecapto já mentia e enrolava naquela época, mas sempre se achando o supra-sumo dentre seus asseclas.
Cor do texto

Sinceramente, não lembro ter visto, ouvido ou lido algo capaz de ser reconhecido como positivo e limpo sobre a maioria dos políticos brasileiros, sejam do partido A, B ou C, estejam vivos ou mortos.

Para quem enxerga, são mais conhecidos como profissionais malabaristas da maracutaia e suas putrefatas ramificações. Noutras palavras, se fora da caixa preta é tudo podre, imaginem o conteúdo secreto...

Enquanto isso, os discursos e apartes prosseguem, sob nossos auspícios - em todas as esferas!

Apesar da pergunta ser inútil: até quando?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

UFO - você já viu?

Ontem antecipei as comemorações relativas a hoje, 24 de Junho: Dia de São João, Dia do Caboclo Mestiço, Dia do Quilo, Dia do Papa, Dia das Empresas Gráficas e Dia Internacional do Leite.

Mas além destas, é também o Dia do Disco Voador, pois em 24 de Junho de 1947, com a visão do que parecia ser um vôo rotineiro e não era, a data passou a ter cunho histórico.

Antecedendo este dia, porém, já havia relatos, lendas e descrições sobre objetos desconhecidos nos céus.

A disciplina Ufo-arqueologia pesquisa investigativamente os indícios da provável existência ou presença de extraterrestres, seja através de desenhos em cavernas, estranhas esculturas ou poemas épicos narrando guerras entre os deuses, enfim, incontáveis fontes de consulta.

Ufologia ou ovnilogia definem o estudo ou coleta de dados relacionados ao fenônemo compreendido como Objeto Voador Não Identificado, OVNI - ou UFO, Unidentified Flying Object, com ênfase aos discos voadores, os quais começaram a ficar popularizados a partir do século passado (24/6/47).

Um universo de terráqueos garante já ter visto algo intrigante e inexplicável no céu, fugindo aos referenciais conhecidos, como aviões ou eventos naturais.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Acenda a fogueira...

Engana-se quem pensa que amanhã é apenas dia de São João, protetor dos doentes e casamentos, além de adivinho, festeiro, e da fama de curar dor de cabeça e garganta.

O santo divide a lembrança da data com outros eventos, alguns até curiosos.

* Dia do Caboclo Mestiço de branco com índio, ou mulato de tez cobreada e cabelos corridos.

* Dia do Quilo, igual a quilograma, medida de massa equivalente a 1000 gramas.

* Dia do Papa, máxima autoridade católica, desde idos tempos. O anterior dedicou-se a peregrinar o planeta.

* Dia das Empresas Gráficas, setor de ampla gama de ação, notadamente em impressos dedicados a todas as áreas.

* Dia Internacional do Leite, importante fonte alimentícia mundial, destacando-se a supremacia do cálcio em sua composição.

Embora atualmente quase não se conserve a tradição da fogueira, dois fatos justificam esta prática.

Um deles provém da Europa, onde a alegoria visa comemorar o solstício de verão, que ocorre no dia 24 de Junho.

O outro tem a ver com uma lenda católica, onde Isabel, grávida de São João Batista, combinou com sua prima Maria o acendimento duma fogueira sobre um monte, a fim de lhe avisar quando o menino nascesse e pedir sua ajuda.

Interessante, não?

EVITE FOGOS! EVITE FOGOS! EVITE FOGOS! EVITE FOGOS!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Da orquídea ao Fusca

* Hoje é o dia do Aeroviário, profissional de linha de frente das companhias aéreas, atuante nas lojas de passagens ou balcões das empresas, sitiadas em aeroportos. A ele estão afetas reservas, informações, cálculo de tarifas, multas, avaliação do excesso de bagagem e emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais.



* Comemora-se, ainda, o dia do Orquidófilo, profissional ligado à agricultura e florismo, o qual, é evidente, cultiva orquídeas, notadamente as raras. E não são poucas.





* Mas a grande efeméride é marcada pelo bravo Fusca, pois hoje é o Dia Mundial dele, ou dia do "besouro". Será que alguém não o conhece? A foto mostra o primeiro deles.

Em todos os quadrantes é comemorada esta data, pois foi quando assinaram o contrato que deu início à produção do veículo, "cria" de Ferdinand Porsche. O desenvolvimento do projeto foi oficializado no dia 22 de junho de 1934.






sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sexo: parcerias casuais

O Ministério da Saúde divulgou ontem, em nota oficial, o resultado da pesquisa efetivada de Setembro a Novembro do ano passado, quando cerca de 8 mil pessoas foram entrevistadas, entre 15 e 64 anos e ambos os sexos, estabelecendo novos, reveladores e interessantes índices sobre o comportamento sexual dos pesquisados - em várias camadas sociais.
13,2% dos homens ultrapassaram a cinco parceiros casuais em 2008, enquanto as mulheres somaram 4,1%.
Dos consultados, 16 por cento assumiram ter traído no ano anterior.
O crescimento percentual dobrou de 2003 para 2008, mudando de 4 para 9,3%, garantindo evidência sobre o que antes era suposição.
O levantamento também revelou que 10% dos homens e 5,2% das mulheres admitiram ter relação sexual com, pelo menos, alguém do mesmo sexo durante suas vidas.
Os pesquisados garantiram sinceridade nas respostas, assegurando a credibilidade dos resultados.

terça-feira, 9 de junho de 2009

CNH grátis

Aplausos aos reclamantes quando dizem "é um absurdo o preço pra fazer Carteira Nacional de Habilitação. Deveria ser gratuita..." (ou quase), mas como aqui é o país das maravilhas, a fila para locupletar a burra é interminável.

Pernambuco, porém, fazendo jus à exceção, pratica gratuidade em inúmeros casos nesse serviço, mediante parceria pública. Isto atesta a viabilidade.

Pernambuco fica no Brasil. Acreditem, eu juro!

Os tarifadores profissionais de plantão, no entanto e no uso de suas prolixas, manjadas e rotineiras baboseiras, amiúde ensaiam convencer a plebe quanto à justeza dos valores praticados na obtenção daquela licença.

É consenso unânime que suas justificativas, afeiçoadas de argumento, não excedem a esfarrapada inconsistência, além de serem sabidamente arquitetadas na obscuridade do habitat murídeo, emergindo, pois, das caladas drenagens públicas, principalmente agora, diante do parco e debochado desconto sobre o custo da CNH (eles adoram dizer assim, afinal o Brasil é o pólo das siglas).

Na opinião daqueles sujeitos, néscios na maioria, trata-se de abatimento atrativo, convidativo, fantástico, extraordinário, capaz de emudecer a "coréia", intenção enganosa e permanente da camarilha. À margem do vernáculo, nada além de arapuca. Entretanto, o advento dessa "redução oficial", estilo colher de chá (gota), contribuiu ainda mais para os remarcadores narcisistas enfunarem a embófia e se sentirem donos do proscênio, às luzes da ribalta. No caso deles apagadas...

Do país das maravilhas, onde político se lixa para eleitores, estilo "Justo Veríssimo", esperar o quê?

Nunca esquecendo: sequelas do voto.

Espaço aberto!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Meio Ambiente e Ecologia

Criado na Assembléia Geral da ONU, em 1972, o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia abriu a primeira Confefência Mundial do Meio Ambiente, na Suécia. Na mesma ocasião foi criado o Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP).

Enquanto digitei o resumo, os criminosos da natureza mataram mais árvores, poluíram mais águas e seguem audaciosamente.

Este banditismo deveria ser exemplarmente punido!

Entretanto, isto não acontece porque outros interesses protegem e preservam suas fétidas identidades. De vez em quando até divulgam alguma "punição", mas esta não passa da antiga e surrada fórmula de justificar a omissão.

Em geral a ação recai sobre o humilde operário de enésimo escalão, envelhecido pela exploração e escudo do "santo sinhozinho".

Porém, nem só de crítica se vive. Assim, vale a pena e é importante destacar e seguir o exemplo dos docentes e discentes das Escolas de todos os níveis e de quase todo o mundo, afinal plantam árvores e mais árvores, em geral nos logradouros públicos e pátios dos próprios educandários, em homenagem à ocasião e ao planeta.

É nada face à necessidade; todavia, o exemplo rechaça a atitude covarde dos moto serralheiros, dos poluidores profissionais e as vistas grossas das autoridades, preocupadas apenas com seus interesses, como turistas da Lei.

Faça deste vídeo motivo para reflexão!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Morre o "gafanhoto"

David Carradine (foto AFP), o famoso ator que se notabilizou como protagonista da série Kung Fu e nos filmes Kill Bill - além de outros, morreu aos 72 anos, faltando três dias para o final das filmagens de Stretch, do francês Charles de Meaux, rodando em Bangcoc, na Tailândia.

O corpo foi encontrado no quarto do hotel Nai Lert Park e há suspeita de suicídio.

David Carradine é filho mais velho do ícone John Carradine e faz parte de uma família composta de atores, incluindo seus irmãos, filhas e sobrinhas.

Bruce Lee criou a série “Kung fu” e ela foi indicada a sete prêmios Emmy, na primeira temporada. Carradine foi premiado em 1973 por sua atuação contínua no seriado como o mestre de artes marciais Kwai Chang Caine, chamado de "gafanhoto" pelo seu mentor.
Relembre vendo o clipe da abertura original no Youtube!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Curativo a vácuo

Foi desenvolvido no Hospital Universitário da USP um curativo a vácuo, a partir do modelo importado, para uso em feridas de difícil cicatrização. O custo deste recurso alternativo está por volta de R$ 30, enquanto o importado gira em torno de 3 a 4 mil reais por semana.
Esta técnica auxilia sombremaneira a cicatrização de lesões, independente dos níveis, segundo informa a fonte.
O médico Fábio Kamamoto é responsável pela pesquisa e contou com a participação de engenheiros da Escola Politécnica neste projeto, o qual já foi patenteado.
Os interessados em conhecer ou adotar este processo podem contatar com o dr. Kamamoto, através do Hospital Universitário da USP, avenida professor Lineu Prestes, Cidade Universitária, São Paulo, via 0xx11-3091-9200.
O link dá uma idéia mais precisa sobre o assunto.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Craque sem crack

A vida registra inúmeros craques, recordistas ou não, figurantes no Guinness ou não, os quais se destacam em diversos cenários, especialmente esportivos.

Enquanto isso, o planeta vive outra espécie de competição, a catastrófica disputa pelo ser humano, concorrida dedo a dedo nas pistas e canchas das drogas, onde os mercadores da morte atraem e atingem todas as camadas sociais, especialmente as do topo, haja vista estas poderem bancar (sustentar) a putrefata corte fornecedora: um reinado sem rei, exceto a droga em si.

Não bastasse, é revoltante ouvir as autoridades estabelecerem o engodo a partir de dois parâmetros distintos, batizando de "drogas ilícitas" a família "maconha, cocaína, heroína, LSD, crack & cia.". E de forma ardilosa, sórdida e criminosa as demais, chamadas de "lícitas", encontradas em qualquer bodega, independente da comprovada ação suicida também destas.

Enfim, passaportes à sepultura!

Todavia, como geram vultoso fluxo de renda tributária, considerando os exponenciais impostos oriundos deste submundo de terno e gravata - ou, quem sabe, do chinelo de dedo, as substâncias "lícitas" exercem tal poderio a ponto de flexionarem a Lei, afinal são a chave e a combinação dos cofres palacianos, patrocinando, inquestionavelmente, a orgia da nauseante administração pública. Administração?

Qualquer fedelho sabe disso, mesmo se estiver enraizado no submundo das drogas, ilegais ou não!