quinta-feira, 28 de maio de 2009

O presente!

Enquanto minha amiga angustiava pela liberação de minucioso exame clínico, crítico e delicado, previsto para breve e que poderia surpreender, houve um instante onde sua filha, uma criança, não se sentindo bem, é levada ao plantão de pronto atendimento. Lá perde temporariamente a consciência. Coisa rápida, mas preocupante.
Despertando, como se nada houvesse acontecido, foi examinada e liberada, voltando à normalidade, tranquilizando a todos, começando pela mãe.
No entanto, repete-se o fato e a menina é conduzida ao hospital. Lá é submetida a complexas avaliações, cujas análises nada constataram, antecipando, pois, a sua alta.
Durante a burocracia de praxe para liberar a menina, sua mãe encontrava-se noutro ponto da cidade, à espera daquele seu preocupante exame.
Finalmente recebe o resultado e a sufocante angústia dá lugar à merecida vibração dela e de todos, pois estava tudo em ordem!
Quis alguém que mãe e filha - com seus alvissareiros resultados - voltassem simultaneamente ao lar, buscadas pelo atento marido e pai e livres das preocupações.
Interessante, pois elas pareciam ter absorvido e diluído entre si os sintomas patológicos, conforme comprovaram as avaliações em ambas.
Coincidência ou não, a mãe aniversariava naquele dia.
Os fatos são emocionantes e merecem ser comemorados, mas exigem reflexão!...
Alegrias à parte, teria sido presente de aniversário ou alguma mensagem?

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia do Desafio

No auge do inverno de 1983, sob severos 20 graus negativos, o prefeito duma cidadezinha canadense incentivou os munícipes a apagarem as luzes e saírem de suas casas, às 15 horas, para uma caminhada de quinze minutos, circundando qualquer quarteirão próximo.
Uma análise mostrou queda considerável no consumo de eletricidade durante aquela atividade, estimando, assim, o número aproximado de participantes.
Com a chegada do próximo ano, observando o mesmo dia e horário, a experiência foi repetida. Desta vez, porém, compartilhada com a cidade vizinha, quando ambas repartiram a passeata. Todavia, como o inverno é rigoroso naquela região, decidiram mudar a data, transferindo-a para a última quarta-feira de Maio, início do verão no Hemisfério Norte.
No Brasil o evento foi implantado em 1995.
"É uma grande brincadeira. Faz as pessoas lembrarem que a vida não é só trabalho", comentou a ex-prefeita de São José dos Campos (SP).

terça-feira, 19 de maio de 2009

Hoje na história


Comemora-se hoje o Dia da Proibição do Tráfico de Escravos, cuja história não só é complexa como antiquíssima. Sendo assim, é errado atribuir somente aos portugueses esta prática, até mesmo porque eles são descendentes daqueles que também foram escravizados, sob o domínio de outros, acima e mais poderosos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Humanos...

Nós, os humanos, por mais fortes que queiramos ser ou aparentar, temos, nos recônditos do nosso íntimo, um lugar reservado à fragilidade, alimentado pelo bi-combustível emoção/sensibilidade.

Não se sabe, com plena certeza, a localização desse "compartimento". Porém, é certa a existência dum interruptor capaz de dar partida às manifestações, nem sempre sob controle, mas permitindo a oportunidade de aliviar a tensão, além de mostrá-la, isto é, relaxar e de forma saudável, diante de eventuais adversidades, sejam quais forem.

O rótulo de que homem não chora, por exemplo, é surrado e descabido, porque derrama lágrimas sim, de verdade. Não constitui, então, exceção. Nem a esta e nem mesmo a outras regras. Podem brotar, isto sim, emoções às escondidas, movidas a quaisquer motivos.

Por outro lado e na minha opinião, feliz daqueles que extravasam suas dores ou "dores", sejam quais forem ou tenham o nome que tiverem, deixando rolar pela face o limite do produto emocional, antagônico às lágrimas de crocodilo, facilmente perceptíveis em praticamente cem porcento dos casos...

Hoje na história

  • Dia Internacional dos Museus. Noutros tempos, a conceituação de Museu sugeria tratar-se de local com iluminação escassa, coberto de poeira e cheiro desagradável. No entanto, o arquétipo ficou pra trás, dando lugar a modernos conceitos.
  • Dia do Vidreiro. É aquele que faz pequenas obras de arte em vidro, diferentemente do vidraceiro.
  • Dia das Girafas. Pode parecer estranho, mas é também o dia delas.
  • Dia da Boa Vontade. É outra daquelas datas cuja lembrança deve ser diária, começando pela maior parte dos governantes. Vira e mexe e eles sempre vêm à tona.
  • Dia das Raças Indígenas da América. Trata-se dos verdadeiros descobridores daquilo que um dia chamaram de "Novo Mundo". Apesar de injustiçados e discriminados, sustentam a postura honrada e respeitosa.
  • Dia do Petroquímico. Este é um profissional de peso no cenário econômico mundial, pois está vinculado à atividade responsável pelo impulso de diversificados segmentos da economia mundial, haja vista o petróleo, já chamado de "ouro negro", ser a base de inúmeros derivados, a partir do refino.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Acidente polêmico

Porto Alegre - Hoje, ao amanhecer, houve um acidente de trânsito somente com danos materiais, envolvendo dois veículos, sendo um deles dirigido por policial militar.
Os carros cruzaram simultaneamente o sinal amarelo, causa provável da colisão e onde ambos repartem a responsabilidade. A partir deste momento, o brigadiano à paisana, num claro abuso da sua suposta autoridade, intimidou o outro motorista com a clássica e imbecil afirmação "isso não vai ficar assim".
Não se sabe, mas talvez até tenha perguntado "você sabe com quem está falando?".
Não bastando, ligou para alguns colegas e sem a demora habitual, coisa de parcos minutos, surgiram, como caídas do céu, CINCO VIATURAS da BM, totalizando cerca de 20 policiais. Afora isto, a "autoridade" envolvida na ocorrência embaraçou o trabalho da repórter Fernanda Bagatini, da Rádio Guaíba, ofendendo-a.
É claro que não se pode crucificar a Brigada Militar pelo comportamento desrespeitoso, idiota, inconsequente, leviano e podre de uma das células da instituição. Todavia, já passou da hora de fazer uma dedetização completa nesta virose policial - militar ou civil, antes que contamine todos os quartéis e repartições.

Gripe dispara

Há dois dias divulguei o boletim da Organização Mundial da Saúde, dando conta de ser cinco mil o número de contaminados pela gripe da hora - batizada ou não de suína.
Hoje, passadas algumas horas, o órgão atualizou os dados, elevando-os para 7.520 pessoas. Isto significa um crescimento superior a mil ocorrências em apenas um dia. Portanto, a gripe disparou!
Pessimismo à parte, certamente seremos surpreendidos com o iminente aumento dos números daqui pra frente.
Segundo comunicado oficial da OMS, a virose já atinge 36 países, entre eles o Peru e a Malásia, onde os casos foram detetados nas últimas horas.
Contrariando as autoridades prepotentes diante da expansão, as quais se limitam somente a tranquilizar ou consolar a opinião pública dizendo "não há motivo para preocupação", eu ouso afirmar que o crescimento já se mostra geométrico, exigindo, pois, empenho MÁXIMO, aliás, TOTAL, no combate às causas e solução dos efeitos, ao invés das perdas de tempo habituais, como discursos inúteis.

Hoje na história

Dia do Assistente Social.

Dia do Auxiliar de Enfermagem.

Dia do Gerente de Banco.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Violência e falcatrua

Não é de hoje que a mídia recheia seus noticiários com sucessivos acontecimentos perniciosos, destacando-se as disseminadas falcatruas nas esferas políticas, além da preocupante violência sócio-urbana-familiar. Ambas excederam todos os limites, pois de Anás a Caifás a tramóia e a roubalheira correm soltas, mandando e desmandando, assim como a criminalidade, com a matança desenfreada e totalmente fora de controle.
Estamos diante do absurdo de pais eliminando filhos ou sendo assassinados por estes, atingindo o auge da deformação familiar, espalhando o medo na atmosfera. Até quando?
Causas? Inúmeras, mas o destaque fica sempre por conta das drogas e do álcool, como mostram TODAS as estatísticas e inquéritos policiais. Um sem número, todavia, não reconhece ou admite o álcool ser um dos protagonistas, defendendo com uma plêiade de argumentos. Coincidência ou não, usuários. Fazer o quê...?
Refletindo com mais profundidade sobre estes pontos, infelizmente não se descortina um norte acenando uma solução.
Como comentei noutro artigo, as razões e seus efeitos convivendo simultaneamente são praticamente imutáveis, ao menos por ora.
Entretanto, dedicando amor e educação às sementes novas, antes mesmo de germinarem e criarem raízes, talvez poder-se-á proporcionar um futuro mais tranquilo entre todos. Isso, porém, é coisa para longo prazo. Por enquanto prevalece a preocupante inversão de valores, ou seja, o homem de bem trancafiado nas suas inseguras grades e o resto solto como arroz de casamento...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gripe preocupa sim!

A Organização Mundial da Saúde - OMS - já contabilizou mais de 5 mil casos da gripe do momento, espalhados pelo planeta.
Brasil, Espanha, Reino Unido, Panamá, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, Israel, Colômbia, Japão, El Salvador, Guatemala, Holanda, China, Coreia do Sul, Noruega, Suécia, Tailândia, Finlândia, Argentina, Austrália, Áustria, Cuba, Dinamarca, Irlanda, Polônia, Portugal e Suíça são os países onde há registros oficiais de contaminação.
Pode até não ser motivo de alarme, segundo opinam, querem ou sugerem muitos segmentos sanitaristas, especialmente aqueles ligados às esferas governamentais.
Entretanto, considerando a progressão galopante do ataque deste vírus (só deste?), queiram ou não, é preocupante sim, contrariando o que dizem várias autoridades da saúde.
Por aqui seria alvissareiro trocarem as reuniões, os discursos, as entrevistas e as explicações por ações eficazes, não acham?!

Hoje na história

* Dia da Abolição da Escravatura, assinada em 1888, pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Ainda há quem não sabe...

* Dia da Fraternidade Brasileira, sentimento tão escasso atualmente.

* Dia do automóvel.

* Dia da Estrada de Rodagem.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia das Mães

Pensaram que esqueci desta magnífica data?
Ledo engano, pois na minha opinião, assim como na de milhares e milhares de pessoas (filhos), diariamente é Dia das Mães, não concordam?
Portanto, vamos homenageá-las em todos os momentos, reconhecendo sempre o papel primordial exercido por elas.
Assim, parabéns a todas, de janeiro a janeiro, 24 horas por dia!
Como a minha e a dos meus filhos já não estão mais neste plano, eternizo meus parabéns e gratidão a elas cumprimentando a todas as demais, porque são sempre maravilhosas e especiais.
Um beijo a todas as mães!

Dia do Enfermeiro

Hoje comemora-se o Dia do Enfermeiro, profissional de reconhecida importância e cuja capacidade o habilita a trabalhar individual ou coletivamente, em prol da saúde humana, quer como auxiliar, quer como técnico de enfermagem.
Trata-se de profissão antiquíssima, pois remonta ao Antigo Testamento bíblico, segundo os historiadores.
Mas esta data é dedicada à classe graças à enfermeira britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de Maio de 1820. Ela ficou famosa pelo pioneirismo no tratamento a feridos em combate, durante a Guerra da Criméa.

Parabéns e obrigado pelos relevantes serviços!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

8 de Maio na história

* Dia da Cruz Vermelha Internacional.

A data se deve ao aniversário do seu fundador.
Solferino, norte da Itália, Junho de 1859, palco de batalha onde o suíço e homem de negócios Jean Henri Dunant apelou à população para socorrer os milhares de combatentes feridos, agonizantes e abandonados naquele campo de batalha, fossem ou não adversários.
"Sono fratelli, sono fratelli..." ("são irmãos, são irmãos..."), clamava.
O infausto acontecimento inspirou-o a escrever o livro "Un souvenir de Solferino" (Lembrança de Solferino), em 1862.
Dunant nasceu em 8 de Maio de 1828 e fundou a Cruz Vermelha em 1863.

* Dia do Pintor e do Artista Plástico.

* Dia da Vítória dos aliados contra a Alemanha, na Segunda Guerra Mundial.
* Dia do profissional de Marketing.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

As outras faces

O filme "A Outra Face" (Face/Off) foi produzido em 1997, portanto anterior aos transplantes reais de rostos!
Quando varreu as telas, muitas Igrejas, principalmente a dos padres, rotularam de "heresia, absurdo e impossível", recomendando (ou determinando) seus fieis a não assistir; não tanto pelo peso das cenas e da estória densa, em si, mas pela troca de rosto.
Para tecer tais críticas certamente viram o filme, não? Às escondidas, como sempre, é claro.
E agora, quando a ciência MAIS UMA VEZ vivifica a ficção, o que dizem?

* Connie Culp, 46, perdeu grande parte do rosto, em 2004, vítima de tiro. Passou por cirurgia de transplante e isto lhe devolveu, além da face, o olfato, o paladar e a fez sorrir...
Sua fisionomia ainda choca. "A aparência não me importa", garantiu.
Passará, ainda, por outros procedimentos de correção estética.
"Quando alguém não é tão bonito quanto vocês, não o julguem, porque vocês nunca sabem o que aconteceu com elas", afirmou Culp, ao ser chamada desrespeitosamente de "monstro'.



* Em novembro de 2005 a francesa Isabelle Dinoire, desfigurada por seu cão, foi submetida a um transplante parcial no hospital de Amiens (norte da França). Recebeu a boca, o nariz e o maxilar de outra pessoa.




* Em abril de 2006 o caçador chinês Li Guoxing foi submetido a transplante de face. Vítima do ataque de um urso, ficou com o rosto desfigurado.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Maioridade antecipada

Estamos no limiar da idade penal cair para 16 anos, pois a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a Proposta de Emenda Constitucional.
Nem parece o país movido a intermináveis reuniões, cujas pouco ou nada solucionam, ficando tudo para logo mais, logo mais e logo mais...
Noutros países tais limites divergem. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, por exemplo, não há idade mínima para penas, porquanto outros fatores estabelecem a punição, entre eles a índole e a consciência sobre o grau do delito. Já na Argentina e em Portugal é aos 16. Na Alemanha 14 e na Índia, pasmem, SETE ANOS!
Aqui a mudança provavelmente não surtirá os efeitos esperados, haja vista a criminalidade se manifestar muito abaixo daquela faixa: doze ou menos.
Certa vez perguntei a um ribeirinho de 11 anos (!) qual o seu sonho ao ficar maior. "Quando eu fizer quatorze anos quero ter minha própria arma", assustou. E agora, dizer o quê?
Muito se prega a respeito das causas. O ponto de partida, então, deveria estar exatamente nelas, garantindo às próximas gerações a decência e a dignidade como regras e não exceções. Havendo ação, não importa o retardo dos efeitos, porque estes virão.
Todavia, durante a perda de tempo, a politicagem e a violência continuam parceiras, dando as cartas e ainda jogando de mão, com as nossas fichas...

6 de Maio na História

1937 - Explode nos EUA o dirigível alemão Hindenburg. Morreram 36 dos 97 passageiros.
1941 - O russo Josef Stálin se faz líder do Conselho dos Comissários do Povo, passando a ditador.
1959 - Uma pintura de Pablo Picasso foi comprada por U$ 154 mil, maior quantia paga a uma obra de artista vivo.
1983 - Diários divulgados pela Stern Magazine e pelo Sunday Times e atribuídos a Adolph Hitler foram declarados falsos.
1994 - Inauguração do túnel ligando a Inglaterra à França.
2007 - Morre Enéas Ferreira Carneiro, fundador do Prona e deputado federal eleito por S. Paulo, em 2002, recebendo a maior votação nominal do país (1,7 milhões de votos).

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mário Quintana, 15 anos sem ele

"O amor é quando a gente mora um no outro".
Há quinze anos saiu de cena Mário Miranda Quintana ou, simplesmente, Mário Quintana.
Não houve até agora qualquer poeta gaúcho com tal notoriedade. Há anos conheci o Mário no antigo barzinho da Rádio Guaíba, logo sentindo nele o cativante lirismo brincalhão, cuja poesia sempre polarizou a atenção de todos, do mesmo modo que seu universo de leitores, em todos os quadrantes.
Natural de Alegrete, onde nasceu em 1906, fez de Porto Alegre sua "mãe" adotiva, cujas ruas, praças e mulheres cantou em versos.
Após plantar respeito e fama, às custas de longo tempo, teve frustradas duas tentativas de ingressar na Academia Brasileira de Letras, lamentavelmente.
O autor de "O Caderno H" desencarnou em 5 de maio de 1994, mas não suas palavras.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio

O Dia Mundial do Trabalho surgiu em 1889, quando um Congresso Socialista, em Paris, adotou a data em homenagem à greve geral ocorrida em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago (USA), expressivo polo industrial naquela época.
A manifestação dos trabalhadores lotou as ruas, em protesto frontal às condições funcionais desumanas. Os operários também exigiram redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas diárias.
Chicago viveu um clima fervilhante, entre discursos e passeatas.

Dia do Trabalho

Eu sou pequeno, quero estudar,
quando crescer, vou trabalhar.
Eu quero ser doutor, doentes vou curar.
Eu quero ser professor, para as crianças ensinar.
Eu serei aviador, pelos ares voarei.
Eu serei um motorista, passageiros levarei.
Eu pedreiro, eu engenheiro, eletricista, encanador.
Eu pintor, eu carpinteiro, a casa está um primor.
Olhe aqui o lavrador, o dono da plantação.
Eu aqui o criador, cuidarei da criação.
É útil o funcionário: O bombeiro, o carcereiro.
Na cidade é necessário, seja o lixeiro ou o carteiro.
E vamos brindar o trabalhador,
que sabe trabalhar com fé e com amor!
-autor desconhecido-

Gripe suína muda de nome

Desde ontem, a "gripe suína" chama-se "A (H1N1)", de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS. Esta alteração deve-se às reclamações das empresas ligadas ao setor alimentício, preocupadas com o declínio agudo nas vendas de carne suína e matança indiscriminada de porcos.
"Estamos abandonando a denominação de gripe suína por gripe A (H1N1) porque o vírus está cada vez mais humano e cada vez menos tem a ver com o animal", afirmou Dick Thomson, porta-voz da OMS.
"Diversas indústrias do setor alimentício pediram a mudança: Rússia, China, Gana, Equador e Ucrânia decidiram impor restrições às importações de carne suína do México e dos Estados Unidos" acrescentou.
Mas o sufoco disparou após o Egito divulgar a intenção de sacrificar todos os porcos do país, estimados em 300 mil.
Numa escala que vai de 1 a 6, a OMS passou de 4 para 5 o índice de alerta sobre a doença. Isto significa proximidade à pandemia, ou seja, epidemia em nível mundial.