quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe da bicharada

A mídia internacional ampliou o leque de espaço aos animais, mas focalizando suas doenças, causas e efeitos.
Vaca louca, raiva do morcego, aids símia, gripe do frango e agora enfatizando a do porco, cujo "epicentro" está no México, com registros de óbitos. Intrigantemente, ninguém divulgou notícias sobre porcos vitimados.
O contágio em humanos acontece de várias maneiras, exceto pelo consumo da carne suína, como muitos imaginam e apregoam empiricamente. A propósito, a ciência médica, através da Organização Mundial da Saúde, abonou a prescrição clínica de determinada medicação, como forma eficiente de combate à patologia, alertando, porém, sobre a importância do procedimento ser feito em nível médico, isto é, não pela auto-medicação.
Nosso ministro da Saúde garantiu que as reservas do tal medicamento no Brasil podem atender a 9 milhões de brasileiros, desde que não haja um consumo por conta própria e de forma desenfreada.
Mesmo com a vasta divulgação dos sintomas desta virose, é recomendável a busca por análise clínica, garantindo a constatação prematura do contágio, facilitando o controle e a recuperação do paciente.
Aqui, o entrave fica por conta do atendimento à população brasileira, diante da ineficiência da saúde pública, sabidamente aquém do marketing.

Rádio Guaíba AM 52 anos

Neste 30 de Abril, numa programação especial, pautada no aniversário de 52 anos, a tradicional emissora AM revive inúmeros fatos, desde a fundação, divididos entre históricos, pitorescos e emocionantes.
Alguns locutores que passaram por aquela casa, emprestando-lhe suas vozes, marcaram presença nas comemorações, relembrando suas ligações profissionais com a Rádio. Entre eles, Marco Aurélio Wensendonck, Egon Bueno, Carlos Alberto Bencke, Lauro Hagemann e Adroaldo Streck.
Na foto, o estúdio cristal Breno Caldas.

Parabéns à Guaíba AM.
720 khz/100 kW - 6000 kHz (49m) - 11.785 kHz (25 m)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lula escorrega na "prioridade zero"

Cresce o somatório de besteiróis vernaculares do mestre-de-cerimônias do "circus" Brasil. Mas isso, além de risível, garante a audiência, apesar de não justificar o oneroso ingresso, mais conhecido como imposto.
Não é necessário ser bom observador para perceber o camarote circense lotado pelos seus íntimos, também conhecidos como "cupanheros", conduzidos em avião particular e de luxo, enquanto os trouxas e "cegos" ocupam o picadeiro para divertir a corte. É a razão de não haver arquibancadas embaixo desta lona verde e amarela...
Entre as idiotices enunciadas e proferidas pelo decápode, a mais recente foi vomitada em Manaus, quando se referiu à saúde da ministra Dilma Rousseff, cuja neoplasia está sob controle, segundo informação oficial.
"A prioridade zero é cuidar da saúde dela. Ela tem que se cuidar porque com essas coisas a gente não brinca. E a segunda prioridade, até para superar a doença, é trabalhar, enfiar a cabeça nesse PAC 24 horas por dia", sentenciou.
O que é prioridade zero? Segundo a elementar aritmética não é nada, ou seja, nenhuma prioridade.
Dividindo o tempo entre as obras da ponte sobre o rio Negro e bate-papo com a ministra, projetou a troca presidencial em 2010, não poupando palavras. "Eu já disse publicamente que a Dilma é minha candidata", bajulou.
De bobagem em bobagem, tramóia em tramóia, roubo em roubo, falcatrua em falcatrua, politicagem em politicagem, passagem em passagem, etc em etc, vamos capinando a terra que um dia foi dos índios.
Até quando?
(Foto de M. Fernandes, AE)

Alfred Hitchcock

O Mestre do Suspense!
Esta é a melhor e mais justa definição atribuída ao genial diretor cinematográfico inglês, cuja trajetória imortal iniciou no cinema mudo.
Ficou em Londres - onde nasceu - até 1939, pois neste ano foi convidado pelo produtor David Oliver Selznick para fazer cinco filmes nos Estados Unidos. O convite não só foi aceito por Hitchcock como lhe rendeu 800 mil dólares. Com esta mudança, criou raízes em Hollywood, onde deu a partida para seus famosos filmes de suspense e outros, como documentários encomendados pelo governo, relacionados à guerra.
Fugindo da linha mestra do suspense, ele dirigiu a famosa comédia "Mr. e Mrs. Smith", em 1941, exibida aqui sob o título "Um Casal do Barulho".
Um fato pitoresco: Alfred Hitchcock aparece en passant nos seus filmes, quase sempre nas cenas iniciais, sendo facilmente identificado pela sua fisionomia inconfundível, especialmente de perfil.
O acervo do reconhecido gênio é vasto e não raro famoso.
Nascido em 1899, desencarnou em 29 de Abril de 1980.
(Avatar da Internet)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia da sogra

Uma data especial merece ser sempre lembrada, ainda mais quando homenageia pessoas especiais, como as sogras, às quais é dedicado este dia.
Infelizmente um universo de pessoas pinta uma tela turva a respeito delas, movido pelo modismo e alimentando a implicância gratuita com elas. Nem todos, porém, as rotulam desta maneira ou impingem pitadas de mau gosto e desrespeito.
É notório haver pessoas difícies ou até insuportáveis. Observe, a frase diz "haver pessoas difíceis ou até insuportáveis". "Pessoas" generaliza, isto é, não direciona a artilharia somente às sogras. Desta forma, é imperativo refletir sobre quanta injustiça já foi derramada sobre as sogras.
Há alguns anos alguém me disse "detesto minha sogra". Diante da revoltosa afirmação questionei as razões. "É moda" foi a insipiente justificativa. Absurda marca indelével da ignorância.
Afora exceções, não dá para esquecer: elas também são avós de nossos filhos, merecendo, assim, consideração e respeito ainda maiores.
A palavra sogra, em si e infelizmente, não soa de forma melodiosa. Se lida de trás pra frente, então, já foi até marca de fósforo... Estes detalhes, todavia, não servem de passaporte para a simples rejeição, constituindo um ato desumano.
Não tenho a pretensão de ser referencial, mas a minha dedico afeto e carinho, sendo recompensado com o mesmo tratamento. Garanto!
Merecem amor e carinho, começando por ela!
Viva as sogras! Parabéns e obrigado por existirem.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

. . . _ _ _ . . .

O título é estranho? Pode parecer, mas saiba, não é. São os seculares sinais telegráficos conhecidos como Código Morse e, neste caso, representam as letras SOS, o mais famoso pedido de socorro via rádio e reconhecido em qualquer parte do planeta. Graças a ele muitos já foram salvos, do mar às calamidades e enquanto outras formas de comunicação ainda têm limitações.
A combinação que compõem o SOS foi extraída do Código Morse e adotada por ser comprovadamente inteligível, mesmo sob fortes interferências, afinal são só bips curtos (3 pontos), longos (3 traços) e curtos (3): di di di, da da da, di di di.
Foi o norteamericano Samuel Morse quem criou o sistema em 1835, quando codificou o alfabeto, transformando-o em traços e pontos, fazendo o mesmo com as pontuações. O uso desta modalidade abrangeu ampla gama de setores, como Correios, transporte ferroviário, marinha, radiofarois, exército, aeronáutica, radioamadores, etc.
A propósito dos radioamadores, estes são licenciados mediante algumas provas, entre elas a aptidão de transmitir e receber em Morse - conforme a classe.
Quem abriu o "Google" hoje, por exemplo, deve ter notado alguma semelhança, pois o nome foi convertido para o formato Morse.
Tudo isto, enfim, é para homenagear o aniversário de Samuel Morse, importante nome no cenário das comunicações e pai da telegrafia, embora os traços e pontos estejam rumando ao uso limitado ou desuso em inúmeros casos.
Inspirados no naufrágio do Titanic, muitos pensam que SOS significa Save our Soules (salve nossas almas) ou Save our Ship (salve nosso barco). Ledo engano. É apenas a representação gráfica do título desta matéria!

Gripe

Voltei, apesar da gripezinha à toa ainda estar assinando o ponto, devido a uma sutil recaída, afetando a inspiração que reune e leva ideias ao teclado...
Não, não fiz a vacina contra a gripe! Mas sobre isto é assunto para outro comentário.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO PLANETA: SOCORRO!

O que deveria ter acontecido há muito mais tempo, ocorreu só em 1970, graças à lucidez de Gaylord Anton Nelson, um senador norteamericano: criação do Dia Mundial do Planeta.
Homem, silêncio, indiferença, desconhecimento, ignorância, interesses, politicagem, etc, são algumas das ferramentas, ou melhor, armas mais perigosas na cavalgada de agressão à Terra, nossa única moradia!
Muitos atribuem à própria natureza a causa dos acontecimentos responsáveis pela morte gradual deste mundo. Nada disso, pois na verdade ela só está respondendo ao ataque, mostrando-se poderosamente mais forte.
Podem apostar: apesar da nossa devastação desenfreada, o planeta permanecerá por longo tempo, independente das sequelas, enquanto o homem e a vida sumirão!
Então, atenda-se o pedido de SOCORRO da Terra (na verdade um apelo), porque se cada um contribuir, seja com ínfima parcela, será a união quem alcançará o êxito.
A esta altura, o tempo está esgotando e, enquanto isto, milhares continuam rindo, bilhões poluem e destróem, outros dizem não saber de nada. Enfim, praticamente ninguém fazendo coisa alguma, isto é, nada além de nada, a não ser intermináveis e festivas reuniões, regadas a comes e bebes, recheadas de muitos papos mas nenhuma ação!
Veja o vídeo e reflita, se puder!

domingo, 19 de abril de 2009

DIA DO ÍNDIO

Falar da instituição do Dia do Índio é dispensável, porque a homenagem existe, é lembrada ano a ano, sendo merecida e justa, embora não esteja à altura.

Voltando ao início dos tempos de estudante, lembro dos livros de História, onde se estudava muito sobre eles, entre outros temas. No entanto, certos professores transmitiam a ideia de serem perigosos. Por outro lado e de forma quase infantil, alimentava-se a sensação do paradeiro deles ser em terras longínquas e isto tranquilizava.

Com o passar do tempo, porém, descobre-se que a realidade era outra, pois estão em inúmeros lugares, inclusive próximos. Sabe-se, evidentemente, que há tribos anti-sociais, isto é, não civilizadas. Mas analisando o grau de violência do nosso meio excede a dos índios. Existe, então, alguma diferença? Eles apenas defendem seu espaço, ou o que restou dele, subtraído por nós.

Graças a algumas viagens e atividades conheci diversas tribos, muitas localizadas às margens de rodovias, num habitat rudimentar e improvisado. Mas independente da precariedade, elas têm em comum o artesanato, uma das suas marcas registradas. Além de bem feitos, os trabalhos contam com a participação de toda a família.

O conceito sobre a condição primitivista de várias tribos, atualmente, mudou. Muitos já vivem cercados de modernidade, usufruindo, por exemplo, dos benefícios da energia elétrica, aproximando-se da tecnologia, do celular à parabólica, etc. Dá para afirmar que estas mudanças são fruto de alguma compensação imposta gradativamente a eles, para desviar a preocupação das perdas de espaço.

Depois da marginalização a que foram submetidos pelo homem branco, a partir do sufoco e estreitamento do seu espaço, grande parte das tribos vive acoada, especialmente aquelas que conservam as raízes, usos e costumes...
Estamos em débito com os índios e esta conta deveria ser quitada de forma digna e não sob a imposição compulsória, mesmo havendo exceções...
Não basta, pois, "festejar" o Dia do Índio. Faz-se necessário, isto sim, avançar na conscientização dos seus reais direitos, começando por respeitá-los, independente do modus vivendi.
Como li num blog, "obrigado amigo índio".

quinta-feira, 16 de abril de 2009

BEM-VINDO À TERRA

Imagine a Terra como um planeta desconhecido, onde está chegando agora.
Imagine sua nave se aproximando pouco a pouco da surpreendente paisagem de rara beleza do "novo" planeta.
Ah, quem dera pudéssemos voltar no tempo e consertar tudo! Quem dera!
Mas os reparos seriam difíceis, pois teriam que iniciar em nós mesmos, os responsáveis pelas lesões terrestres, uma a uma.
Faltaram juízo, amor, carinho e respeito pela "casa" que nos hospeda e ainda alimenta.
Se tivéssemos agido com responsabilidade, tudo teria sido diferente e as imagens mostradas pelo belo clipe serviriam de perene cartão de visita, para darmos boas-vindas a quem quer que aqui chegasse.


DIA MUNDIAL DA VOZ

Há dias destinados a homenagear quase tudo. Hoje, por exemplo, é consagrado à voz. Exatamente, trata-se do "Dia Mundial da Voz".
Para muitos é uma importantíssima ferramenta de trabalho, exigindo, pois, cuidados especiais, a fim de mantê-la sempre em forma, afinada! Todos os falantes, na verdade, devem zelar por ela.
Entre tantos dependentes da voz, estão professores, artistas, profissionais do direito, radialistas, repórteres, vendedores, dubladores, eclesiásticos...
Tal como a impressão digital, nossa voz é única, sem similar. Pode até haver alguma semelhança, mas jamais igualdade, nem mesmo em gêmeos univitelinos.
Pense num imitador! Por melhor que seja, ele nunca conseguirá imitar uma voz fidedignamente, considerando as características individuais da modulação. Para nossos ouvidos pode parecer "igual", entretanto, reinam diferenças, as quais se comprovam em laboratório, técnica e cientificamente.
Portanto, é seguro afirmar que a nossa voz, assim como a impressão digital, tem características individuais exclusivas, únicas.
Na Internet há muito sobre os cuidados: garimpe!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

QUEM PERDE?

Em entrevista à mídia local (Jornal NH), o prefeito petista de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann, no afã de nivelar receita e despesa, adverte que a partir de agora só se consome o necessário. "É uma dieta forçada", garantiu.
Entre as contenções, está sua intenção de renegociar contratos, priorizando o do Centro Administrativo com a concessionária de energia elétrica, porque este compromisso estabelece o pagamento de valor fixo para 650kw, enquanto "em Janeiro e Fevereiro, foram gastos apenas 450kw", garantiu.
Embora o documento sugira uma espécie de franquia, por estipular consumo e preço fixos, os parâmetros são, no mínimo, estranhos, haja vista a imensidão do Palácio Municipal. Os números podem ser equiparados àqueles consumidos em inúmeras residências de médio porte.
Ou houve engano, ou as famílias estão gastando demais, ou a Prefeitura e a fornecedora firmaram um contrato de compra e venda do produto eletricidade com requintes de favorecimento e vazou!
As partes têm direito ao mesmo espaço e destaque neste blog.
(O editor).


terça-feira, 14 de abril de 2009

2012: fim ou início?

Ultimamente fala-se muito no fim do mundo, anunciado para Dezembro de 2012. Ou seria um recomeço?
Veja estes vídeos, oriundos do Youtube, reflita e deixe sua opinião, seu comentário.





Gostou, achou interessante, quer opinar?
Sinta-se à vontade, o espaço está à disposição.

Piada! Piada?

"Licitação à brasileira.

Um prefeito queria construir uma ponte e chamou três empreiteiros: um japonês, um americano e um brasileiro...

- Faço por US$ 3 milhões - disse o japonês:
- Um pela mão-de-obra.
- Um pelo material.
- E um para meu lucro.

- Faço por US$ 6 milhões - propôs o americano:
- Dois pela mão-de-obra.
- Dois pelo material.
- E dois para mim... mas o serviço é de primeira!

- Faço por US$ 9 milhões - disse o brasileiro.
- Nove paus? Espantou-se o prefeito. Demais! Por quê?
- Três para mim.
- Três para você.
- E três para o japonês fazer a obra.

Negócio fechado! Respondeu o prefeito."

sexta-feira, 10 de abril de 2009

FESTA NO "CÉU"

Querida Elita!

Hoje é Sexta-feira Santa e isto sugere reflexão.
Diante disto, também vale lembrar: neste plano tu estarias aniversariando. Mas mesmo "morando" noutro, o 10 de Abril, repartido entre tu e a mãe da Titita, a tia Mira, além de significativo, jamais é ou será esquecido. Como sabes, ela continua no nosso convívio, completando 97 aninhos.
Mas lembrar de ti é algo maravilhoso, indescritível e acontece seguidamente, em inúmeros momentos, além de fazer brotar saudável emoção, como bem sabes.
Pensar em ti é sentir e somar vibrações de bondade e amor, as tuas inesgotáveis características.
Elita, que a radiante energia da tua luz nos inspire e guie, para trilharmos pelos melhores caminhos, dando-nos lucidez para distinguir a correta direção rumo ao entendimento e à paz, no processo de aprendizado e evolução, passo após passo.
Aqui, enquanto entre nós, deste e foste exemplo merecedor de seguidores, porque a retidão do teu caráter, as qualidades de companheira e mãe, associadas à simplicidade e ao despreendimento incomuns, fizeram de ti uma estrela de infinita grandeza e brilho extremo, apesar da tua irrepreensível modéstia.
Os meninos e eu, simbólica e emocionadamente, elevamos nossos pensamentos e cantamos, com muito sentimento e saudade, um solene e especialíssimo "Parabéns a Você", só pra ti, auxiliados pelas vozes do coral dos anjos, com quem hoje convives e de quem estás cercada.
Considera-te homenageada, com nosso beijo de amor e gratidão!
Parabéns, mais felicidades e eternamente obrigado, querida e amada Elita!
Luciano, Fabiano e Marcelo.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ÚLTIMAS PALAVRAS...

Meu amigo era um daqueles iluminados, pessoa admirável e dono de exemplar modéstia: avesso a elogios.
Há alguns anos ele preparava e escrevia mais um dos seus famosos e contagiantes discursos, pois outra vez seria paraninfo, rotina que lhe conferia uma agenda usualmente lotada. Mas estava acostumado com isto.
Dias antes da solenidade conversei com alguns formandos e percebi neles muita expectativa à espera das palavras do padrinho, afinal era praxe o orador embutir importantes conteúdos nas suas alocuções, normalmente existenciais.
De fato, sua habilidade em reunir as palavras sempre surpreendia e lhe afamava, sem, contudo, descaracterizar a humildade.
À luz da nossa amizade tive o privilégio de ler antes deles!
Como de costume, todas as peças daquele e de outros textos mostravam-se reflexo da sua notável sensibilidade e inspiração. Todo o arrazoado, linha a linha, parecia combinar com cada ouvinte, daquela ou de outras turmas.
O êxito do discurso seria iminente, afinal, ninguém, exceto ele, sabia transmitir tanta bagagem, capaz de cativar um a um, assim como o conjunto. Enfim, as palavras certas para as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo.
Chegou o dia da formatura! Tudo pronto, bonito, bem organizado e como ele gostava, sem pompa!
Autoridades, formandos, amigos e familiares repartindo o espaço da solenidade!
Cantado o Hino Nacional e passada a abertura protocolar, chegou o tão esperado momento de ouvir a oratória do ilustre paraninfo, à frente dos olhares brilhantes e da angustiante curiosidade.
O respeito levou a plateia a um silêncio sepulcral...
Após suas saudações à mesa e a todos, o exímio orador dirige-se à ansiosa turma, dizendo "... meus queridos afilhados, todos os dias têm suma importância, mas hoje é um dos mais significativos e importantes na vida de cada um de vo.........(pausa). Pálido ele cai, desfalece...
Um mal súbito lhe calou, transformando o silêncio de todos em espanto, cedendo lugar ao vozerio e à correria.
Passado o socorro e a condução ao Hospital, a colação de grau prosseguiu, desconsiderando a sua ausência e em meio à tristeza geral pelo infausto acontecimento. A certa altura, naquele clima triste, uma jovem percebeu, caída no chão, uma das folhas do discurso do paraninfo, parecendo-lhe ser a última página.
Dizia "...cada um de vocês receberá uma cópia fiel destas modestas palavras, para jamais esquecer desta ocasião."
Meu amigo desencarnou naquela noite...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

8 DE ABRIL

Hoje é o Dia Mundial ...
... de Combate ao Câncer.
... da Astronomia.
... dos povos Roma e Sinti, tidos como ciganos, apesar de não se denominarem assim.
O destaque fica por conta do Combate ao Câncer, cuja importância é inconteste e exige a conscientização de todos, começando pelas esferas ligadas à saúde.

BLOG: NUNCA IMAGINEI...

Emergido da geração máquina de escrever, devo aos meus filhos - Fabiano e Marcelo - o ponto-de-partida e a ligação com o PC. Entretanto, ainda sou uma espécie de "tábua rasa" em informática, pois nossa intimidade é incipiente, não excedendo a cinco anos!
Além de ligar o PC (hehe), aprendi um mundo de coisas, entre elas a lidar com email, navegar e garimpar na Internet, etc. São lugares-comuns, claro.
Com o passar do tempo, porém, começaram a surgir novidades (pra mim), entre elas as redes de bate-papo e relacionamento: ICQ, MSN, SKYPE, ORKUT, afora outras. Aos poucos me familiarizei, oportunizando bem intencionadas e sadias amizades, além de encontrar familiares, reencontrar amigos e ex-colegas, com os quais perdi contato havia algum tempo. Atualmente encerrei algumas contas, mas isto é outra matéria...
A razão principal do comentário de hoje é tornar pública a minha gratidão aos meus filhos, pela boa vontade e paciência dedicadas a me ensinar a essência da informática, de forma permanente. Eles mantêm uma espécie de "plantão" para assessorar o "velho".
Obrigado meus filhos, visitantes e leitores.
Um beijo no coração de cada um!

terça-feira, 7 de abril de 2009

SAÚDE

Por aqui não se pode, lamentavelmente, saudar com tanto entusiasmo aqueles que, politicamente, têm como missão (obrigação, na verdade) zelar pela saúde, numa clara ineficiência do sistema e provocante desrespeito coletivo.
Mesmo assim, é justo e necessário aludir a criação do Dia Mundial da Saúde. Aconteceu em 7 de Abril de 1948, pela OMS - Organização Mundial da Saúde, alicerçada no direito de todos à saúde, cabendo ao Estado promovê-la.
Nos passos da história humana o saneamento ambiental é a ferramenta essencial para garantir a saúde, desde que mantenha o foco centrado. Não foram e não são poucos os nomes que contribuíram e contribuem para a saudabilidade humana. Lamenta-se, porém, quando o descaso compromete a vida, como se fosse algo absolutamente sem importância.

DIA(s) DO JORNALISTA

A notícia não tem dia e nem hora para acontecer, exigindo do jornalista que este esteja sempre alerta.
Hoje é um dos dias consagrados ao jornalista, além de 29 de Janeiro, também dedicado à classe, que já teve várias datas em sua homenagem.
Cronologia:
24 de Janeiro: homenageia jornalistas porque é a data do padroeiro funcional, São Francisco de Sales.
29 de Janeiro: data dedicada ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio.
7 de Abril: o assassinato do médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, em 20 de novembro de 1830, por inimigos políticos, durante passeata estudantil comemorando ideais libertários da Revolução Francesa, contribuiu para a abdicação de D. Pedro I, em 7 de Abril do ano seguinte. Um século depois é instituído este dia como mais um em homenagem aos homens de imprensa.
16 de Abril: dia do repórter - indiretamente, pois, dia do jornalista também.
3 de maio: dia da Liberdade de Imprensa (decreto da ONU em 1993). Também homenageia o jornalista.
1ª de Junho: Dia da Imprensa, data de fundação do Correio Brasiliense (em Londres), alterando a anterior, de 10 de Setembro, estabelecida pela primeira circulação do jornal A Gazeta do Rio de Janeiro. A mudança foi oficializada pela lei 9.8831 de 1999.

domingo, 5 de abril de 2009

DORES NAS COSTAS E O CIGARRO

Embora não seja nova, é uma notícia que não desatualiza e presta, acima de tudo, um serviço de utilidade pública à saúde.
Não deve ser brincadeira e nem invenção...

Redação O Estado do Paraná

"A relação entre dores nas costas e o cigarro. Um novo estudo estabelece relação entre dores nas costas (dor lombar) e o hábito de fumar, contou o reumatologista Arnaldo Libman, do Centro de Reumatologia e Ortopedia. Fumantes com hipertensão arterial e doença das coronárias, fatores de risco para aterosclerose ou obstrução arterial, tinham queixas freqüentes de dor lombar. A explicação é de que há lesão das estruturas vasculares do disco e da articulação, levando a uma maior degeneração da coluna e, portanto, à dor lombar. De acordo com o especialista, deverá fazer parte do tratamento e da prevenção dos problemas da coluna evitar fumar, acompanhar o colesterol, a pressão arterial e ter boa alimentação. O estudo, apresentado no encontro da Sociedade Americana de Cirurgiões Ortopédicos, foi realizado com 1.337 médicos que se formaram na Universidade Johns Hopkins entre 1948 e 1964. Os pesquisadores acompanharam a saúde dos voluntários por 50 anos."

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CADEIRA DE RODAS VIP

Enquanto alguém "inventou" uma cadeira de rodas movida a pedais, inútil para praticamente todos os cadeirantes, por razões óbvias, o engenheiro brasileiro Ary Almeida Prado Júnior apresentou, em 2008, o modelo criado por ele e que é capaz de subir escadas, além de efetuar diversas manobras.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FEBRE AMARELA

Febre amarela, dengue, malária: mosquitos ficando fortes?
O Rio Grande do Sul está registrando focos de febre amarela nalgumas regiões e microrregiões. Nos últimos dias foram apurados cinco novos casos, com um óbito. Desde novembro de 2008 eleva-se a 13 os atingidos, somando 6 mortos.
A constatação aconteceu no Vale do Rio Pardo e noroeste do Estado, a partir da morte de bugios, sensíveis ao mal.
Transmitida por um mosquito silvestre (foto), nativo das matas, seu habitat, a incidência deve manter as autoridades em alerta máximo, principalmente por ser considerada uma doença teoricamente já erradicada no país, desde o início do século passado.
Emílio Ribas - em 1903 - e Oswaldo Cruz (1904), sob incansável trabalho, conseguiram abrir caminho à eliminação no Brasil e tal propósito foi atingido em meados de 1920, com a participação assistencial e patrocínio da Fundação Rockefeller, cuja presença contribuiu decisivamente para o zeramento da patologia e suas causas, apesar do aparecimento de um caso, em 1942, no Acre. Mas a ação imediata eliminou o agente, estabelecendo o sepultamento da doença nas Américas.


Que o combate seja imediato e eficaz, evitando a epidemia.

Saiba mais sobre febre amarela:

http://www.cienciasmedicas.com.br/sistema/artigo.php?idArtigo=483

BRASIL X PERU

Antes da bola rolar no jogo Brasil x Peru, no Beira Rio, o show de Neto Fagundes polarizou a atenção do público.
A interpretação de Querência Amada e Canto Alegretense, culminando com o Hino Riograndense e um desfile de trajes típicos, mostrando as etnias gaúchas, emocionaram os torcedores, que de pé não paravam de agitar suas bandeirolas.
Mas a nota mais alta do espetáculo ficou por conta de Renato Borghetti e Carlos Borges, quando ambos executaram os hinos nacionais do Peru e do Brasil, levando a massa ao delírio.
O golaço foi do espetáculo folclórico...

http://www.youtube.com/watch?v=mhuujzLLlsg

quarta-feira, 1 de abril de 2009

XADREZ NAS ESCOLAS

Boa parte da mídia está noticiando e dando ênfase ao ensino de Xadrez nas escolas, especialmente nas públicas e em nível de primeiro grau.
Esta iniciativa, além de inteligente e benéfica, propiciará, a médio prazo, até mesmo a aproximação e o congraçamento dos educandários, face à possibilidade de organizar competições entre os seus alunos. Isto fará lembrar as olimpíadas estudantis, nas quais estudantes de vários estabelecimentos competiam em busca de algum troféu ou uma simples medalha, mas basicamente pela disputa física e espírito de esportividade.
Provavelmente num futuro não muito distante aconteça!
Nalgumas escolas já praticam o Xadrez, mas não consta ser de forma maciça ou, até mesmo, oficial.
Enfim, mesmo sendo uma atividade lúdica, é consenso unânime reconhecer a notoriedade deste jogo e sua importância, alvos de elogio e destaque.
Na rede municipal de Novo Hamburgo esta prática vem despertando interesse de forma crescente. Parte deste trabalho, à guisa de ilustração complementar, pode ser visto - passo a passo - no blog "Além do Caderno", editado por professora vinculada a uma das 56 escolas de NH e onde o Xadrez está em alta.
Vamos a mais uma partida?...