terça-feira, 31 de março de 2009

RUA LIMPA

Motivado pela sujeira acumulada na rua onde moro, liguei para a Secretaria de Obras a fim de solicitar a limpeza, até há algum tempo feita espontaneamente, isto é, sem necessidade de pedidos ou protocolos.
A atendente esquivou-se alegando que "isto não é com a gente, o senhor deve ligar lá pra empresa e se entender com eles". E acrescentou, "o senhor não leu no jornal de hoje?", referindo-se à manifestação do prefeito sobre o "corte nos gastos", justificando a imundície, ou limpeza urbana - politicamente correto.
Apesar de educadíssima, fragilizou ante alguns argumentos, preferindo transferir o contato a outro escalão.
Depois de repetir todo o assunto (praxe nestes atendimentos), ouvi a mesma história sobre a matéria publicada na mídia, numa espécie de endosso à telefonista. Porém, por um desses lampejos de lucidez, o funcionário assumiu o compromisso de resolver a questão já no dia seguinte (hoje).
Apesar da "boa vontade" suceder a esquiva inicial, ficou patente que esta é a nova orientação funcional, ao menos neste setor.

Mas limparam e até servi água aos garis...

segunda-feira, 30 de março de 2009

PT CORTA EM NH

O prefeito de Novo Hamburgo/RS, Tarcísio Zimmermann (PT), afirmou que "em várias áreas nós infelizmente teremos redução de serviços", justificando o recuo das ações da Prefeitura, com destaque à "manutenção das nossas avenidas, das nossas ruas", sob a alegação das dificuldades terem alicerce na "queda da receita e da dívida que o município acumulou ao longo de todos esses últimos anos", criticou.
À margem deste argumento e observando a cidade como um todo, percebe-se uma quantidade ímpar de luminárias públicas acesas durante o dia, concorrendo com o sol, pela falha nas células fotoelétricas. As pessoas reclamam sem muito sucesso. Isto também será equacionado, questionam os contribuintes? Quem paga esta e outras despesas? Ah, sim, vai ver estas saem das verbas de encosto, oriundas de outras esferas...
A informação do primeiro mandatário, sobre a sujeira, era totalmente dispensável, porque qualquer um vê!
"As pessoas têm reclamado pra mim de que muitas praças ou muitas ruas tem muito capim, capim crescido e é verdade isso. Custa caro fazer o corte dessas gramas, manter a frente das casas com a grama aparada, enfim", defendeu Tarcísio.
Se por um lado a população deveria ter paciência nos primeiros momentos do novo governo, por outro não se conforma quando ele convoca a todos para executar os serviços!
"Na verdade eu queria pedir às pessoas é que cada um pudesse fazer um pouco isso. Não tira pedaço de ninguém a pessoa pegar uma máquina, ou pegar uma tesoura, ou pegar uma enxada e limpar um pouco a frente da sua casa", sugeriu, justificando que "isso melhora o ambiente da cidade e torna a vida das pessoas melhor".
Ora, se neste recrutamento está previsto um sensível desconto sobre o tributo que sustenta a máquina, começando pelo cabeça, quem sabe haja receptividade?
Entre tantas colocações, o prefeito, com ar de humildade, embora sorridente, enfatizou o pedido de colaboração. "Eu sempre fiz isso pessoalmente, sempre fiz isso desde que moro aqui na cidade de Novo Hamburgo. Então eu queria pedir esse apoio das pessoas", gabou-se.

Há tanta coisa que a população também sempre fez, entre elas pagar o IPTU.

sábado, 28 de março de 2009

AVALIAÇÃO II

Enquanto a mídia registra conflitos e até vias de fato no meio educacional brasileiro, a Secretaria Municipal de Educação e Desportos de Novo Hamburgo reenceta, na manhã de hoje, a pesquisa socioantropológica com alunos da rede municipal, iniciada no dia 14 de Março.
Novamente serão visitados estudantes e familiares (clientela da rede municipal), dando continuidade à "escuta qualificada, visando a democratização do ensino", na ótica do secretário Alberto Carabajal.
Para agilizar esta atividade mobilizam-se, novamente, direção, professores e funcionários das 56 Escolas municipais, além de integrantes da própria SMED.
Alguns professores mostraram sensível preocupação para retomar este corpo a corpo, considerando o contato com alguns alunos e familiares ser realizado em locais de reconhecida periculosidade, haja vista a existência de focos de violência e criminalidade.

"Na primeira pesquisa também fomos a lugares perigosos e não percebemos a presença e o apoio da Guarda Municipal, como estava previsto e anunciado", reclamaram alguns.

O resultado prático das entrevistas deverá ser divulgado a curto prazo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

OBRIGADO


Agradeço aos seguidores e visitantes que prestigiam este blog.
As portas estão sempre abertas e

é um honroso privilégio mantê-las assim para receber a todos.
Um abraço fraterno.

Luciano Schüler

DIA MUNDIAL DO TEATRO


No Rio Grande do Sul certamente muitos conhecem ou já ouviram falar no Teatro Teleco, trupe mambembe com raízes no Vale do Sinos/RS.

Neste Dia Mundial do Teatro, decidi fugir do lado pomposo das requintadas Casas e homenagear justamente o lado simples da arte, prestando-a ao Circo Teatro Teleco, denominação adotada após a morte do seu fundador, Antônio Adair Machado ou, simplesmente, Teleco, há mais de 36 anos.

Trata-se duma família numerosa e totalmente dedicada ao propósito de levar alegria por onde passa, atualmente liderada por Vanderlei dos Anjos Silva (Teteco).

Associando-me àquele blog, pautei esta mensagem:

Parabéns pela passagem do Dia Mundial do Teatro. Sempre é bom saber que o "Circo Teatro Teleco", mesmo renovado, mantém seus propósitos, assumidos com o público, com a arte e com a graça, há mais de 36 anos, num justo tributo ao seu memorável fundador, o saudoso Teleco.

É um prazer seguir este blog!

CAMPANHA ÚTIL

ÁGUA


Nunca desperdice!

INCÊNDIO EM DIADEMA: "VOU PRA CIMA"

A afirmação, que é forte e até impressiona, foi feita por Mário Reali, prefeito de Diadema/SP, referindo-se à investigação sobre as atividades da empresa destruída por violento incêndio, iniciado nas primeiras horas da manhã de hoje e amplamente divulgado.
"Vamos pra cima", corrigiu, referindo-se à investigação sobre a regularidade de funcionamento junto ao poder público.
A televisão mostrou, além das preocupantes chamas, as violentíssimas e sucessivas explosões, projetando cilindros ou tonéis a longas distâncias, atingindo imóveis lindeiros, alastrando o incêndio e dificultando sobremaneira o trabalho dos bombeiros.
Por volta das 10h30min Mário Reali anunciou a situação regular da empresa, inclusive com o aval da CETESB, mas admitiu as limitações da fiscalização municipal. "Não sabemos se o volume estocado no prédio estava em conformidade com a permissão", desviou.
Fiscalizam tanta bobagem neste país e fazem vistas grossas às "bombas incendiárias" instaladas em meio ao domínio residencial, como esta em Diadema, cuja atividade iniciou em 2008.

E agora?

(saiba mais: http://www.dihitt.com.br/usuario/noticias/enviadas/)

quinta-feira, 26 de março de 2009

PORTO ALEGRE EM FESTA

Hoje Porto Alegre completa 237 anos. Aqui, a homenagem deste blog à capital de todos os gaúchos. Parabéns pra nós!

TRAGÉDIA E COMÉDIA

Amanhã, 27 de Março , se comemora o Dia Mundial do Teatro, data lançada em 1961, quando inauguraram o famoso Teatro das Nações, em Paris.
O ponto de partida do teatro remonta à época em que alguns, reunidos numa pedreira e próximos a uma fogueira, protegiam-se do frio. A sombra projetada sobre a pedra inspirou um jovem a fazer gestos, seguidos de falas improvisadas, despertando a atenção dos demais.
Mas a arte de representar vai além, parte dos primitivos, quando diante da tribo imitavam animais, no intuito de relatar o perfil do que viram.
Da mesma forma, a dedicação e oferendas aos deuses influenciaram o surgimento do teatro, haja vista as encenações envolvendo aquelas homenagens.
Mas foram os gregos os pioneiros a verter tudo isto em arte, investindo em espaços para divulgar as idéias, mitologias, gratidão aos inúmeros deuses, etc.
A tragédia surgiu primeiro, tendo em Sófocles e Eurípedes seus afamados escritores. O advento da comédia deve-se à idéia de satirizar tudo, especialmente o falso e o mesquinho, destacando-se Aistófanes como principal autor.
Parabéns àqueles que vivem o admirável e imortal Teatro!

REMÉDIOS


Segundo o DOU - Diário Oficial da União - os remédios terão seus preços majorados a partir de 31 de março e o percentual poderá atingir a faixa de 6%, na maioria dos casos.
Sobre isto, a propósito, ouvi alguém do "comando" dizer que "o aumento não é significativo e será imediatamente absorvido pela população". Isto faz lembrar daquela época quando argumentavam tratar-se de "realinhamento". Recordam?
Ora, desse jeito fica fácil justificar quaisquer reajustes, afinal, se o povo assimila as variações, por que não praticar?

quarta-feira, 25 de março de 2009

ROBERTO LANDELL DE MOURA

Este nome ninguém deveria esquecer, especialmente aqueles que têm ligação com as telecomunicações: o iluminado padre Roberto Landell de Moura. Como padre, aliás, foi um excepcional cientista!
Alguém deveria se mexer para corrigir esta perda de memória histórica, em detrimento do cenário científico mundial, dando ao padre/cientista Roberto Landell de Moura o merecido lugar de destaque no pódium dos grandes inventores, como Santos Dumont, Thomas Alva Edison e tantos outros.
O religioso cientista nasceu em Porto Alegre em janeiro de 1861 e foi simplesmente um gênio. Os cursos de Física e Química da Universidade Gregoriana, em Roma, lhe garantiram alicerce para realizar inúmeros experimentos, os quais colocou em prática, dando os primeiros passos para as telecomunicações atuais.
Os inventos do padre Landell, como gostava de ser chamado, foram patenteados, mas alguns espertos conseguiram passar por cima disto, colocando os louros sobre as próprias cabeças...
Entre outras coisas, foi ele quem inventou o transmissor de ondas, o telégrafo e telefone sem fios, sendo taxado de louco pelos seus conterrâneos.
Roberto Landell de Moura, muito mais cientista do que padre, morreu em 30 de junho de 1928 e está sepultado em Porto Alegre.

CAMPANHA

ÁGUA


Nunca desperdice!

segunda-feira, 23 de março de 2009

SEDE

Ontem foi o Dia Internacional da Água. Realmente uma efeméride importante. Na verdade um alerta, embora praticamente todos se esquecem da necessidade premente de civilizar o consumo, sob pena de avançarmos a passos cada vez mais largos nesta corrida incontida rumo ao desabastecimento, pelo menos na forma potável.
Em 2003, estabelecido como o Ano Internacional da Água Doce, o diretor da UNESCO, Koichiro Marsuura, asseverou que "a água representa um agente de paz e não um gerador de conflito", demonstrando sua preocupação e daquele organismo com a quase inevitável escassez, nos moldes do consumo atual.
"A UNESCO persegue formas capazes de possibilitar que o século XXI seja de paz e não de guerra por água", garantiu. Assim, nossas consciências devem se voltar à responsabilidade, fazendo não só do Dia Internacional da Água a sinalização, mas sempre que abrimos a torneira...

Juízo e respeito pela água, antes que o planeta azul mude de cor!

sábado, 21 de março de 2009

NATUREZA, SEUS ENCANTOS E MISTÉRIOS

Semana passada, circulando sob o arvoredo do meu pátio, encontrei caído um ninho de passarinho no mínimo curioso. Mas o inusitado não estava no aspecto e sim na forma de construção, pois o pássaro utilizou, além das tradicionais ramagens secas, material alternativo. Exatamente isto, alternativo, afinal a ave complementou sua obra empregando produto sintético - o fio de nylon usado nos varais de roupas, como documentam as fotos.
As radicais alterações no ecossistema seriam responsáveis até pela nova "engenharia ornitológica"? Ou os próprios pássaros estariam antevendo escassez da matéria prima, pelo assassinato em massa da natureza? Ou, quem sabe, evolução?
Talvez haja alguma explicação; esta, porém, foge ao meu entendimento...
Com a palavra a ciência!

quarta-feira, 18 de março de 2009

VERSÃO BRASILEIRA

Este clipe faz justa homenagem à AIC, antigo estúdio de dublagem de São Paulo, criado na transição da década de 50 para 60 e que dividia com o concorrente Herbert Richers o pioneirismo nesta arte, quase toda dedicada à televisão.

Parabéns aos produtores!

CARTA QUÍMICA

"Ouro Preto, zinco de agosto de 1978.
Querida Valência!

Sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por ti.
Ao deitar-me, quando descálcio meus sapatos, mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. Então, desesperadamente, chouro.
Sem ti, Valência, minha vida é um inferro.
Ao pensar que tudo começou com um arsênio de mão, cloro de vergonha.
Sabismuto bem que te amo, embora não o digas, sei que gostas de um tal de Hélio e também do Hidro-Eugênio.
De antimônio posso assegurar-te que não sal nenhum érbio e que trabário para viver.
Oxigênio cruel tu tens, Valência! Não permetais que eu cometa algo errádio.
Por que me fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu és a luz que me alumina?
Meu caso é cério, mas não ácido razão para um escândio social.
Eu soube que a Inês contou que te embromo com esse namouro. Manganês, deixa de onda e não acredita niquela disser, pois sabes que nunca agi de modo estanho contigo. Aliás, se não tiveres arranjado outro argôniomento, procura um Avogadro e me metais na cadeia. Lembra-te, porém, que não me sais do pensamento.
Abrácidos comovidros deste que muito te ama.

Magnésio."

segunda-feira, 16 de março de 2009

AVALIAÇÃO

Direção, professores e funcionários das 56 escolas municipais de Novo Hamburgo mobilizaram-se numa pesquisa socioantropológica, na manhã de sábado (14), visitando alunos e seus familiares, in loco, independente da localização, avaliando as realidades sócio-econômicas, bem como a receptividade à educação e o modus vivendi individual.
Esta atividade foi determinada pela Secretaria de Educação e Desporto, que tem à testa Alberto Carabajal. Segundo o Jornal NH noticiou, o projeto prossegue no final deste mês e espera alcançar o objetivo de desenvolver a escola cidadã.
A aceitação às visitas não só foi positiva como impressionou a maioria dos educadores. Nos bairros da periferia, por exemplo, onde a habitabilidade excede o improviso, impondo contrastes e condições entristecedoras, muitos educadores não contiveram a emoção.
Entre outras coisas e apesar de estarmos no século XXI, nestas áreas eles sequer têm alimentação básica e digna.
Isto também será levado em conta?

LULA E OBAMA

A comitiva brasileira chegou quatro minutos antes da reunião na Casa Branca, agendada às 11h.
Lula e a seus pares dividiram em duas partes o tempo estabelecido para o encontro com o presidente Obama. Na primeira, os dois conversaram a sós durante trinta minutos e depois se dedicaram às perguntas da mídia. Entre outros assuntos, ambos assumiram o compromisso de combater o protecionismo. Entretanto, se acautelaram ante o avanço do comércio mundial. "Nosso objetivo é não haver retrocesso comercial", afirmou Barack, referindo-se ao protecionismo. "Será difícil para nós concluirmos uma série de tratados de comércio em meio a uma crise econômica", completou.
Entre descontrações e piadas (pra variar), Lula convidou Obama para vir ao Brasil e dirigir um carro movido a biocombustível. Mas o risonho Barak não ficou pra trás, "já tive um veículo desses, mas há poucos os postos de abastecimento aqui", reagiu.
"Digo ao povo do Brasil que estou rezando mais para Obama do que para mim mesmo, porque com apenas 40 dias de mandato, ele já pegou um pepino desses", afirmou Lula, provocando risos generalizados. "Você deve ter falado com a minha mulher", defendeu-se Obama, sorridentemente.
Segundo fontes, o nome de Hugo Chavez não foi citado no encontro. Lula esqueceu?

CLODOVIL: AVC GRAVE

Clodovil Hernandes foi internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, na manhã de hoje, por volta das 8h, vítima de preocupante AVC, considerado pelos médicos como grave, tanto que optaram pela implantação de cateter intracraniano, pois o excesso de pressão craniana impede a cirurgia.
Segundo a equipe médica, a extensão do AVC foi intensa, concluindo que os danos cerebrais no deputado são iminentes. Clodovil foi encontrado de bruços, em coma, à beira da cama, por um funcionário da residência, o qual providenciou socorro.

sexta-feira, 13 de março de 2009

PRIMEIRO MUNDO

Fala-se muito em primeiro mundo, suas diferenças e perfeições. Até eu cito, de vez em quando.
Porém, se pararmos para pensar, nem tudo nele é mar de rosas, nem tudo dá absolutamente certo ou nem tudo é tão bom quanto parece. Com isto, mesmo sendo citado frequentemente e até usado como referencial, o tal de primeiro fica parecendo algo utópico. Mas não é, pois sua geografia existe e nem é tão distante assim. Todavia, se observarmos só os índices de violência e devassidão, questiona-se: quais referenciais? Difícil responder, mormente perante fatos do tipo ocorrido na Alemanha (primeiro mundo), onde um louco invadiu uma escola, assassinou vários e feriu muitos. Um psicopata, sem dúvida.
Por outro lado, a segurança e a ação policial alemãs não parecem ter sido tão eficientes quanto comentam, desagradando sobremaneira, enquanto o fato enlutou o mundo.
Por outro lado, nas regiões de colonização germânica, principalmente no RS, é comum os descendentes mostrarem-se críticos e indignados diante de acontecimentos ruins aqui no Brasil. Frente às decepções fazem questão de enfatizar o orgulho às origens. "Na Alemanha não é assim", comparam.
Entretanto, desta vez algo parece ter saído errado...
Falhas há em quaisquer lugares, atingem quaisquer viventes, racionais ou não. Portanto, é oportuno refletir a estereotipar referenciais comparativos, quer com o primeiro mundo quer com os seres.

Sim, lá fora também é assim...

quarta-feira, 11 de março de 2009

É BOM RELEMBRAR...

Em nível global, a preocupação com o abastecimento de água potável deveria estar no topo do ranking, disputando lugar com outras importâncias. Exige-se uma postura imediata de todos, especialmente das autoridades do planeta, para evitar sua falta, na condição qualitativa para consumo.
É evidente que o mar representa um hiper manancial, mas não se pode esquecer que a operacionalidade para torná-lo potável impossibilita o fornecimento, pelos custos, ao menos a curto e médio prazos.

LULA, MULA OU BULA?...

Isto tanto faz, afinal no país das mancadas também erraram o nome do príncipe Charles, trocando por "Chavez", na agenda do presidente Bula, aliás, Lula.
Seu nome correto é Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor e não Charles Philip Arthur Chavez, como foi ridicula ou ofensivamente chamado.
Seria alguma influência da parceria do "amiguinho"?
O tropeço estava protocoralmente impresso na agenda presidencial, além de repetido no site oficial da Presidência da Rebública. Mas felizmente o governo assumiu o engano, removendo o sobrenome "Chavez", substituindo-o por "George", quarta denominação do herdeiro de Windsor.
"Ataque às variações climáticas, aquecimento do planeta, projetos de preservação do meio ambiente, além de acordos bilaterais e programas de empreendedorismo para os jovens", são os assuntos da pauta de discussão com Lula.

Charles, acompanhado da duquesa da Cornuália, Camilla Parker-Bowles (foto Reuters), fica cinco dias no Brasil.
Após, Chile e Equador estão no roteiro de visitas.

terça-feira, 10 de março de 2009

PAGANDO DUAS VEZES ELES CORTAM

Pasmem! Não faz muito soube que cortaram um telefone face ao pagamento duplo da mesma conta.
Com o aparente extravio da fatura original, foi solicitada uma segunda via. Passados alguns dias e antes mesmo de chegar a nova continha, a primeira foi localizada e devidamente quitada.
Pouco depois, coisa de uma semana, chegou o segundo documento. Distraidamente, também foi pago. Interessante, o sistema aceitou...
Passadas algumas horas após o novo pagamento, a toda poderosa operadora - no uso do seu prepotente, indelével e neoplásico poder arbitrário, cortou o serviço; ou melhor, "suspendeu", para ser politicamente correto.
Num primeiro instante, o "silêncio" do telefone sugeria defeito, pois não passava da condição de MUDO! Entretanto, não foi necessário muito tempo para constatar o corte, confirmado pela concessionária, a qual argumentou, via porta-voz (sempre), com a maior cara-de-pau, que a suspensão do serviço tinha intrínseca ligação com dupla quitação, pois isto gerava interrupção automática, em função "do sistema", isso mesmo, "do sistema", o eterno culpado. Jamais é o símio entre o sistema e a cadeira, onde reside o único perigo e sempre em detrimento do consumidor, jamais contra sua "dona", ou "adestradora". Também pudera, ninguém sabe o paradeiro...
Diante desta atrocidade, fazer o quê? Pagar uma terceira conta? Rogar clemência? Argumentar? Falar com o chefe tribal? Ah, impossível, afinal, domicílio ignorado. Se esconde, noutras palavras.
Agora saibam: telefone não é mais cortado por quitação em atraso, mas por excesso de pagamento também.
Como se diz na minha terra, "contado não se acredita". Só nas paragens tupiniquins isso acontece, apesar deles não terem culpa...
Depois de mexer alguns pauzinhos a situação foi contornada. Mas ainda queriam 72 horas para normalizar o serviço, apesar de tudo, pode?...

domingo, 8 de março de 2009

PARABÉNS MULHERES!


Mulheres, personalidades honradíssimas!
Temos orgulho em tê-las!
Mãe, amada, irmã... amicíssimas!
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas às extremistas.
Não há quem possa vencê-las.
Como mãe, semeia esperança.
Como irmã, espalha fervor.
Se esposa, há perseverança.
Se sofrida, nos causa dor.
Se trabalhadora, emite confiança.
Mas em tudo, cultiva amor.
Mulher, símbolo da vida,
Imagem da perfeição.
Tantas vezes abatida,
Por causa da traição.
De alguém que, "enlouquecida",
Entregou seu coração.
Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar,
De toda realização.
Pois está sempre a participar,
Do que enaltece uma nação.

Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.

- ad -

sábado, 7 de março de 2009

NÃO SÓ AMANHÃ

Há 152 anos houve o holocausto das operárias duma fábrica de tecidos em Nova Iorque, quando foram trancafiadas no prédio que acomodava a indústria onde trabalhavam, numa represália patronal à greve reivindicando melhores e justas condições de trabalho, começando pela carga horária e equiparação salarial aos homens, pois recebiam cerca de um terço em relação a eles.
A tragédia aconteceu dia 8 de Março de 1857, repercutindo mundialmente.
Este fato foi decisivo à criação do Dia Internacional da Mulher, embora os primeiros movimentos em prol da merecida homenagem remontem a 1910, quando decidiram que 8 de Março seria o dia consagrado às mulheres. Entretanto, em 1975, graças a um decreto, a data foi finalmente oficializada pela ONU.
Por outro lado, a mulher brasileira comemora outra data importante, relativa à conquista do direito ao voto e elegibilidade, o que aconteceu em 24 de Fevereiro de 1932, quando antigas reivindicações passaram à condição de LEI.
São, de fato, duas datas importantes. Na minha opinião, porém, todos os dias são das mulheres.
PORTANTO, PARABÉNS HOJE, AMANHÃ E SEMPRE!

PORTA-VOZ

Quase todas agências noticiosas anunciaram a manifestação do falante e folclórico presidente venezuelano, Hugo Chavez, dando conta que ele outorgou licença ao seu colega brasileiro Lula a conversar sobre seu país com o recém escolhido norte-americano Barack Obama, num encontro agendado para março. Está podendo!
Considerando que Chavez e Lula ver-se-ão somente em maio, isto é, após a visita do brasileiro a Barack, fica claro que ambos estão trocando idéias fora de hora, em clima de horas extras.
Por acaso há uma linha direta entre ambos, tipo o surrado telefone vermelho, ou seria via MSN?
Chavez, apesar da aparente valentia e jamais se "callar" (que o diga o rei espanhol), acusa o sucessor de Bush de seguidor da sua cartilha, alegando que o país do dólar encabeça um capitalismo funesto, "capaz de liquidar com a vida na Terra", exagera. Entretanto, rejeitou o convite de Obama para dialogar, optando por nomear o "cupañero brasileño" para ser seu porta-voz no encontro Brasil - USA, justificando os conflitos diplomáticos como causa da recusa.
Por outro lado, Chavez, que se considera discípulo de Fidel Castro, acusou os Estados Unidos de "agredir seu país com mentira e cinismo". Com estas farpas, certamente a reaproximação torna-se delicada. "Que se ocupem com a crise econômica mundial", concluiu.
Só falta agora os dois amiguinhos sul-americanos, Lulinha e Huguinho, sentarem juntos no belo gramado à frente da Casa Branca, sobre uma, duas ou mais bandeiras estendidas, fazendo um belo piquenique à base de suquinhos e salgadinhos, enquanto o Lulinha, representando o vizinho, espera ser atendido pelo risonho Obama.

sexta-feira, 6 de março de 2009

CIÊNCIA 10 X IGREJA 0

A família Clarke, da Irlanda do Norte, depois de reunir cerca de 40 mil dólares, graças à solidariedade, conseguiu levar a menina Dakota, cega de nascença, à China, para ser submetida a uma cirurgia destinada a lhe dar a visão, graças às técnicas avançadas envolvendo células-tronco.
Dakota foi vítima da Síndrome de Morsier, a qual aparece principalmente na infância e, nalguns casos, na adolescência, em virtude do desenvolvimento anômalo de determinados pontos do cérebro, cuja finalidade é o controle de funções hormonais. Com tais distúrbios instala-se esta displasia e suas causas ainda não foram de todo compreendidas.
A menina, graças à ciência, à medicina e às células-tronco, já enxerga e, de certa forma, passa um recibo para o mundo, especialmente o religioso, pelo preço dos avanços.
Imagine-se a emoção!
Os religiosos - alguns - têm artilharia suficiente para coibir tais procedimentos, em prol da saúde humana?
E nesta batalha as lideranças católicas estão, como sempre, à frente e contra.
Nunca esquecer: Galileu Galilei, defensor da teoria heliocêntrica de Copérnico, foi silenciado pelos padres, os quais decidiram ser uma heresia ensinar que a Terra se movia ao redor do Sol. Ele foi perdoado pela mesma Igreja Católica somente 350 anos depois, em 1992 - SÉCULO XX. E agora, em 2009, terá uma estátua em sua homenagem, erguida exatamente nos jardins do Vaticano! Hahaha...
Um dia os interesses católicos necessitarão da cura por este caminho. Quem sabe para salvar algum Papa, quando a esperança estiver naufragando.
É infantil e frágil o argumento "os homens estão querendo brincar de Deus", pois esquecem das suas próprias catequeses, garantindo sermos feitos à imagem e semelhança do Criador. Neste caso, qual a dúvida? Ou qual o significado?
Passou da hora deles removerem as vendas, os tampões de ouvidos, o pó, as teias e a naftalina, avançando no tempo e aceitando as Escrituras impostas por eles mesmos. Se não for assim, a história repetir-se-á, com a Igreja Católica, especialmente, demorando mais de três séculos para novos perdões...

ARCEBISPO X MEDICINA

A triste notícia da menina (criança) brasileira de nove anos, violentada pelo padrasto, percorreu o mundo.
Grávida de gêmeos, teve a gestação interrompida pelos médicos, por premência e à luz da lei. Mas o arcebispo de Olinda, José Cardoso Sobrinho (foto), não gostou, excomungando a mãe e a equipe médica, numa só tacada.
Por outro lado, numa clara contradição, o religioso não decretou idêntica medida contra o vil criminoso, argumentando que ele "não está incluído na excomunhão".
Solidariedade de todos os recantos chegam às mãos dos médicos envolvidos no procedimento, haja vista a necessidade de interromper aquela gravidez. Neste caso, "não cabe a intervenção da Igreja", asseveraram.
O padre, entretanto, sustentou que "esse padrasto cometeu um pecado gravíssimo". E ainda questionou, "mais grave do que isso, sabe o que é?". Ele mesmo responde, "o aborto, eliminar uma vida inocente".

quinta-feira, 5 de março de 2009

NEVE

Muita gente do norte imagina que aqui no Sul, notadamente no RS, o clima é frio o ano inteirinho, sendo comum nevar. Já falei com vários e quase todos pensam assim.
É interessante quando alguns vêm pra cá e percebem que o calor do verão chega às raias da insuportabilidade. Daí costumam perguntar se é uma frente passageira, com duração de um dia ou dois...
Pois é, mas tudo isso para falar sobre os alunos duma escola estadual localizada no bairro Galópolis, em Caxias do Sul, parcialmente destruída por incêndio, em setembro de 2008.
Como o poder público estadual ainda não recuperou o prédio, o reinício das aulas foi improvisado em containers. Nem mesmo valeu a intenção, pois estes caixotes estão mais para estufa a sala de aula, haja vista a temperatura interna exceder trinta graus, nestes primeiros dias letivos. Convenhamos, é uma situação insustentável.
Quem sabe a d. Yeda e uma meia dúzia de secretários instalam o governo uns dois dias naqueles containers, administrando o Estado dali mesmo. Certamente o Rio Grande do Sul será vítima mais rápida de falência múltipla, sequela da insolação das idéias...
Pois é, enquanto o prédio original da Escola Ismael Chaves Barcellos fica como está, dando lugar ao "conforto" dos caixões, os alunos e professores sentem-se como pizzas.
Vai ver o tempo foi escasso para a turma palaciana reconstruir o colégio, afinal de setembro a março são somente seis meses...
Sugiro que entrem em contato com o programa do Gugu, que disputa audiência construindo e reformando casas num período não superior a dez dias, devolvendo-as completísimas aos donos, do alicerce à mobília. Pelo jeito só programa de TV pode e consegue isto; programa de governo não...
Mãos à obra, reconstruam aquela Escola JÁ! Ou providenciem NEVE, embora os baús também não protejam do frio...

POLÍCIA PRA QUÊ?

O Ministério Público denunciou SÓ 59 policiais (isso mesmo, CINCOENTA E NOVE), entre eles dez oficiais. Todos pertencentes ao terceiro BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Novo Hamburgo/RS. A ação foi fruto da operação "Duas Caras", montada para investigar o fluxo criminal dentro da Brigada Militar.
Na pauta do ato não consta muita coisa, apenas "formação de quadrilha, roubo, furto, receptação, violação de sigilo, prevaricação, peculato, entorpecentes, etc.". Só queria saber o que está neste "etc.".
Aplausos e mais aplausos, mas para o Ministério Público.

DESENTERRANDO A HISTÓRIA

Luxor, Cairo - Arqueólogos egípcios e europeus localizaram estátuas de faraó que governou o Egito há cerca de 3.400 anos. A informação é atribuída a Sami Hawass, dirigente do SCA, Supremo Conselho de Antiguidades. Segundo Sami, "são duas estátuas desconhecidas do faraó Amenhotep III e as raridades foram encontradas durante buscas no tempo em homenagem a Amenhotep III, em Luxor, no sul do Cairo".
O interessante é que uma das esculturas foi feita em granito preto, onde se percebe o ornamento típico na cabeça. Já o segundo achado apresenta Amenhotep em forma de esfinge - outra tradição daquela cultura.
Na décima oitava dinastia, Amenhotep III foi o nono faraó e a história define a época como "Novo Reino". O fato tem alguma importância porque este faraó foi pai de Akhenaton (ou Akhnaton), sucessor do trono, o qual introduziu entre os egípcios uma nova realidade, a do monoteísmo, a partir do estabelecimento do Deus Sol Rá, o único.

quarta-feira, 4 de março de 2009

CHAVES

Não, não, não é o personagem da série televisiva, mas o folclórico "artista" venezuelano, Hugo Chavez. Desta vez ele deve ficar calado mesmo, dispensando a determinação do rei espanhol, Juan Carlos, mas não dos médicos.
Acontece que Hugo Chavez está convalescendo de complicações na garganta, as quais exigiram dele silêncio absoluto. Noutras palavras, deve ficar sem falar por algum tempo. Mudo, em resumo. Bom seria se indefinidamente. Ele e outros...

SONÂMBULO

E dizer que sonambulismo acontece só com humanos...

CIRCO BRASIL

Há alguns anos o saudoso gênio Dias Gomes escreveu a novela Bem Amado, em pleno jugo militar, arriscando tudo, a cada capítulo, mas com invulgar habilidade, a ponto de driblar a "esperteza" verde.
A trama expunha os modismos de Sucupira, um lugarejo espelhado nos tropeços da política.
O prefeito da fictícia cidade, Odorico Paraguassu - vivido por Paulo Gracindo, arquitetou o arrojado projeto de inaugurar o cemitério do município, girando tudo à volta da pantomima promocional.
Mas não nos surpreendamos, porque agora, passadas mais de 3 décadas, eis que surge um prefeito - Roberto Pereira da Silva - que cria uma lei no mínimo idiota, num claro desafio à inteligência até mesmo dos analfabetos, ou melhor, dos desprovidos de alfabetização, para ser politicamente correto.
O absurdo tem sede na cidade paulista de Biritiba-Mirim, cerca de 80 km da capital e 29 mil habitantes mortais, ou imortais, a partir da lei.
Para Odorico Paraguassu o problema era a falta de defunto, enquanto para o jocoso tucano Roberto Pereira da Silva parece acontecer o contrário.
Nome do projeto: "Fica proibido morrer em Biritiba-Mirim"! No parágrafo único estabelece que "os infratores responderão pelos seus atos". E determina que os habitantes estão obrigados a "cuidar da saúde para não falecer".
A ardiloso mandatário biritibense tirou do sono a corroída burocracia, pois o CONAMA - sempre cataléptico, despertou, tratando de analisar imediatamente "medidas emergenciais" para a cidade sepultar seus mortos.
Provocação ou não daquele prefeito, convenhamos, brincadeira tem hora, assim como a ficção.

CARTILHA

De origem secular e por definição, "cartilha é um livro para aprender a ler; compêndio elementar ou rudimentos de arte, ciência ou doutrina; maneira de ser e viver; padrão, modelo, etc...". Como se percebe, está vinculada - entre outras coisas - à educação, da qual já se afasta, cedendo lugar à modernização do ensino, mas de forma um tanto despreocupada com possíveis efeitos a posteriori.
Existem, porém e evidentemente, regras e noções elementares a observar e seguir. Quem tem e educa filhos sabe muito bem disso. As ações, obviamente, devem ter flexibilidade, repartindo (dividindo) o bloco com as opiniões alheias, desde que estas não se unilateralizem, sob pena de tornarem-se cartilha, pela via radical da soberania arbitrária.
Quando se bitola à mesma regra, há uma tendência natural das opiniões, das doutrinas ou das teorias serem comuns, ou seja, afins, numa espécie de catequese ou lavagem cerebral.
Alguns entendem e imaginam haver sempre alguém ou alguma instituição onde a intransigência é a lei, mesmo não sendo. Tanto é verdade que, diante disso, questionam e excedem limites para impor seus tipos de regras, antepondo-se à coerência equilibrada dos dois pesos e duas medidas. Estariam editando uma cartilha?
O bom senso sugere o nível sensato no modus operandis, estabelecendo dosagem idêntica, isto é, nem tanto ao mar e nem tanto ao rochedo, capaz de agradar a gregos e troianos, mantendo, todavia, o foco, direcionando-o ao bom senso e à sabedoria.
A propósito, um mundo de coisas ainda conserva sua "cartilha" original. Cite-se, en passant e a título de exemplo, o jogo de Xadrez, cujas regras remontam à invenção, já perdida no tempo. Isto, porém, não significa inflexibilidade ou estagnação, mas mostra o nível e o grau de credibilidade, tanto que está se proliferando pelas redes mundiais de ensino e até nas terras tupiniquins, mas nestas em ritmo de cágado.