quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A REFORMA

Os puxa-sacos - ou baba-ovos - de plantão, especialmente os do cacique brasiliense, estão dando a entender que Lula é o idealizador da Reforma Ortográfica. Exceto a balela, eles não têm mais nada para inventar! Por sorte não lhe comendaram como MENTOR da reforma.
Ora, a matéria remonta a 1990, época em que o Lula apenas discursava (?) durante a convocação dos partidos sul americanos, pelo PT, para debater a imagem mundial após a queda do Muro de Berlim, sugerindo encostos democráticos ao neoliberalismo, tendo somente o sigmatismo em comum com a atualidade. A temática certamente foi interessante, da mesma maneira como a influência da formiga no sexo dos anjos.
Naquele ano (dezembro de 1990) a Reforma Ortográfica teve seu projeto aprovado por representantes de sete países, onde o idioma oficial é o Português: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. O Timor-Leste associou-se às mudanças após dois anos da sua independência da Indonésia.
Para vigorar, o acordo carecia da ratificação de, ao menos, três nações. Isto foi conseguido em 2006 com Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, tendo Portugal aprovado posteriormente.
Sendo assim, onde o pregador de improviso (ou improvisado) entra como mentor ou tutor das mudanças?
Algumas alterações, a propósito, embutem modificações capazes até de auxiliar o homem...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FELIZ ANO NOVO!

O Carnaval e o início do ano letivo parecem dividir águas, pois o término de um e o começo do outro sinalizam nova jornada, ao menos pelos próximos duzentos dias, para a maioria do corpo docente e estudantes.
Com o desfile destes, indo ou voltando, as cidades recriam mais vida, mais cor, mais brilho, mais alegria, numa espécie de ciranda!
Por outro lado e em contrapartida àquele desfile, muitos alunos são trazidos de automóvel às Escolas e deixados à frente destas; alguns, inclusive, quase dentro da sala, dependendo do status, é claro...
Nestes casos, nem mesmo faixas de segurança e normas (LEIS) de trânsito são observadas. Ao contrário, até a autoridade parece curvar-se ante à paisagem motorizada.
Em geral tal desrespeito é praticado pelos mesmos adeptos à mistura direção, álcool e celular, muitos ostentando ar de poder, como se tivessem os olhos no pescoço.
Evidentemente que também existem pedestres (humanos) negligentes. Entretanto, há uma diferença: não são de aço e não pesam mais de uma tonelada!
Outro dia, por exemplo, vi um motorista ficar impaciente, possesso e descontrolado porque o pedestre atravessava legalmente pela faixa de segurança complementada por semáforo, o qual sinalizava vermelho pra nave do magnata. Noutras palavras, belo carrão e péssima educação.
A propósito, em Novo Hamburgo as faixas de segurança são uma espécie de enfeite ou monumento à zebra.

BIG FONTE MILIONÁRIA

Quando o entusiasmado telespectador (povo) liga a fim de escolher a "vítima" do paredão daquele palco de marionetes, o BBB, está contribuindo maciçamente com algum cofrinho, aparentemente o da operadora escolhida. Por exemplo, se 15 milhões ligarem, "apenas" QUATRO MILHÕES, SEISCENTOS E CINCOENTA MIL REAIS rechearão a conta, ciclo repetido a cada votação (convocação). Mixaria, não?
A dúvida é: a "modesta" quantia destina-se apenas à empresa de telefonia ou há um racha entre as partes? E por acaso oferecem uma fatia ao projeto (ou "caixa preta") Criança Esperança?
Considerando a expressiva grana envolvida no "jogo" 24 horas online, fica claro que o prêmio garantido ao vencedor é aparentemente vultoso, pois nesses moldes está mais pra gorjeta, não é mesmo?
Mas continuem assistindo, torcendo e ligando, afinal é barato. Só não esqueçam de jantar!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NO REINADO DE MOMO PODE!

Bom, eu até gostaria de discorrer sobre muitos assuntos, mas sabem como é...
Com a chegada de mais um Carnaval resolvi tirar alguns dias, afinal, continuo não sendo de ferro.

Embora não goste da Festa de Momo (não sou contra), desejo a todos um ótimo feriadão. Comportem-se!

Enquanto rolam as coisas por aí, prometo ficar atento para abordar sobre os acontecimentos, sejam promissores ou não.

Um abraço a todos!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O XADREZ E EU

Eu tinha pouco menos de cinco anos anos quando fiquei deslumbrado por um tabuleiro de madeira todo quadriculado e cheio de figuras interessantes, das quais só identifiquei cavalos. Meu pai disse tratar-se do Jogo de Xadrez. Diante da minha curiosidade, típica da idade, ele me explicou algumas coisas, começando por uma atraente história relacionada à origem daquele entretenimento. Envolvia matemática, mas como ainda não sabia nada do assunto apenas prestei atenção. O joguinho me atraiu rapidamente, a ponto de querer saber logo como funcionava. E foi assim que comecei a praticá-lo, limitando-me, porém, aos seus movimentos básicos. À primeira vista parecia dificilimo, todavia, fui me interessando cada vez mais por ele. Por outro lado, uma frustração me perseguia: a de não conseguir vencer "meu professor". Esta sombra perseguiu-me durante muito tempo, alguns anos talvez. Contudo, aprendi tratar-se de dificuldade inerente aos aprendizes, haja vista a necessidade de longo tempo de prática, até experimentar o sabor da vitória. Por outro lado, todos os benefícios proporcionados pelo xadrez foram me "contaminando". Ultimamente jogo pouco, fazendo-o mais via Internet, através de alguns sites específicos e conhecidos. Nalguns países o Xadrez integra o currículo escolar, oficialmente. Aqui, porém, tal expediente não é usual. Para minha surpresa, entretanto, esta prática foi introduzida numa Escola pública da minha cidade, graças à iniciativa pioneira duma das suas professoras, a qual implantou o Jogo de Xadrez na sala-de-aula, exitosamente.
Que isto sirva de exemplo!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O GRANDÃO DESLIGOU

... As coisas iam bem, mas houve algo misterioso, porque simplesmente parou tudo: uma espécie de apagão! E o pior, na hora errada, no lugar errado, com o cara errado. Este sujeito, sem entender nada sobre o que estava ocorrendo até então (tal como vc lendo isto aqui), mas já irritado, chamou o gerente (quem sabe leão de chácara), pondo na mesa o assunto, de forma tensa, prenunciando um clima de briga. "Foi desligada, cara", desconversou o responsável. Dali pra frente deve ter sido este o diálogo:
- “Ah,então é assim? Logo agora?"
- “É assim mesmo como tu tá vendo aí e não tem essa de reclamar..."
- “Não tem é? Isso a gente vai ver!"
- “Vai fundo, meu."
Certamente ninguém deve ter compreendido nada até aqui, afinal, está tudo confuso mesmo. Mas logo logo entenderão, creiam!
E os dois personagens continuaram o "bate-papo amigável", todo ele calcado em amenidades, muito embora cada um deles defendendo ferrenhamente o seu lado, em nome da razão individual.
Bom, doravante vamos dar nome aos bois. A "vítima" passa a ser o elemento "A", enquanto o leão de chácara, aliás, gerente, a peça "B".
O senhor "A", desfrutando de outro avanço tecnológico, o famoso celular, faz uma ligação para determinado local e quando lá atendem, deve ter sido mais ou menos esta conversa.
- “Alô! Quero fazer uma queixa”.
Claro que agora já dá para ter uma noção de parte da história.
- “Tudo bem, mas com quem estou falando?"
- “Desculpa, sou o "A".
- “E então, senhor "A", qual o problema?"
- “Acontece o seguinte, desligaram..."
- “Como assim?"
- “Desligaram, ué!"
- “Seja mais claro, desligaram o que e aonde?"
- “Ah, os caras aqui não deixam a gente sair na boa!"
- “Desculpa, senhor A, não entendi... Como assim sair na boa?"
- “Pois é, quer dizer, ããããããã, isto é, bom, na verdade, ou seja, vocês precisam fazer alguma coisa, tomar providência, porque isto é uma barbaridade. Eu tava acumulando um monte, um monte mesmo e daí o cara foi lá e desligou..."
- “Que relato confuso este seu, ainda não entendi nada, desculpa".
- “Seu guarda, eu pago o seu salário..."
- “Tudo bem, mas isto ainda não explica o que o senhor realmente deseja... Tente ser específico!"
- “Bom, é o seguinte, tô aqui no buteco do Zé e tem um monte de gente nas maquininhas caça-níqueis e quando o grandão viu que eu ia saí na boa, com a grana, então ele foi lá e desligou a máquina. Fiquei na mão".
- “Pode deixar, senhor A, as viaturas vão até aí..."
- “Bah, senti firmeza. Valeu seu guarda!"
De fato, o policial que atendeu a ocorrência acionou via rádio algumas viaturas ao local indicado pelo elemento.
Resultado, prenderam todos, inclusive o senhor A...
E as máquinas também...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CIÊNCIA X DOENÇAS: VITÓRIA DA VIDA!

Pesquisadores ligados ao projeto Genoma Humano fizeram a sequência do cromossomo 1, o maior da nossa raça.
Ele possui praticamente o dobro de genes dos demais já pesquisados, equivalente a quase 10% do nosso código genético.
Segundo os cientistas, 3141 genes estão relacionados com cerca de 350 patologias, como o câncer, o mal de Alzheimer e a doença de Parkinson.
Ao todo, o genoma humano tem de 20 a 25 mil genes, sendo a sequência do cromossomo 1 responsável pelo reconhecimento de mais de mil novos genes.
Simon Gregory, líder daquele projeto no Sanger Institute (Inglaterra), afirmou que "a conquista encerra o livro do Projeto Genoma Humano num volume importantíssimo".
Todo este empenho remonta a 1990 e teve, acima de tudo, a intenção de reconhecer as sequências de genes e de DNA responsáveis pelas características humanas.
Todo aquele trabalho, do início à conclusão, envolveu 150 cientistas britânicos e norte-americanos, os quais dedicaram 10 anos ao desafio.
Começam a alargar os passos rumo ao dia em que teremos o "conserto" antecipado, em nível de concepção, dos erros e deficiências genéticas responsáveis por todas as moléstias, sejam elas quais forem.
Atualmente, graças ao empenho científico, boa parte do que já foi descoberto está sendo exitosamente aplicado.
Falta pouco, portanto, para o ser humano nascer perfeito, não se tratando, contudo, estarmos próximos ao "projeto raças superiores", alimentado pela insanidade...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DA MISS À DIÁRIA

No ano passado, este vereador de Encantado, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes e onde nasceu a miss Brasil Natália Anderle, "investiu" só 37 mil reais em diárias na Câmara, destinados a custear sua participáção num determinado curso em Porto Alegre, no período de 21 a 23 de janeiro de 2009.

Um repórter de televisão - à luz da verdade - lhe questionou sobre o conteúdo do curso. "Aí tu me mata, tem que procurar. Tu me derruba", retrucou o político.
Na verdade, nem teria como ele saber do que se tratava, pois sequer marcou presença naquela atividade, preferindo trocá-la pela maresia e benesses do litoral, "pousando" na praia de Albatroz, onde, inclusive, concedeu entrevista, via celular, ao repórter, sem saber, contudo, estar sendo filmado naquele instante.
"Tô saindo de Porto Alegre, tô indo pro litoral, o curso terminou agora. Tô indo pegar minha família e volto segunda pra sessão", garantiu.
Que tremendo safado e cara de pau!
E toda esta falcatrua teve o abono, em forma de álibi, de outro edil, o qual respaldou o "veranista". Vai ver usufruiu da diária, repartindo-a...
Passado curto espaço de tempo e percebendo a queda da máscara, por ter sido descoberto pela mídia, o "turista litorâneo" - julgando-se espertinho, disse "eu não participei, não me inscrevi no curso e não pequei diária nenhuma".
Ah sim, os legisladores têm nome. Ou pensaram que eu não citaria?
O turista: Roberto da Silva (foto), o Negão da Bila (PMDB).
O álibi ou a testemunha: Jair Tonezer (PMDB).
Enquanto Encantado se orgulha de ser berço da miss Brasil 2008, também economiza para honrar o IPTU, a fim de prover os cofres, recheando-os para garantir e facilitar estas orgias.
Muitos dizem que vão rumar ao norte, mas quando menos esperam são descobertos no sul, embaraçando-se na saia justa e com o rabo preso.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

PESSOAS ESPECIAIS



A cada dia, hora ou minuto há um mundo de assuntos para desfilar por aqui, sejam quais forem.
Particularmente, porém, quero falar hoje sobre pessoas especiais. Quem não tem, na sua vida, pessoas assim, não é mesmo? Não sou diferente, porque também possuo as minhas. E estas identidades, na nossa existência, têm importância permanente, quer pela convivência, quer pelo grau de valor ou proximidade. Tudo, é claro, inicia na célula mater denominada família, onde reside o começo dos começos, tal qual alicerce. É óbvia, no entanto, a existência de distorções, afinal, muitos há que sequer conhecem suas próprias origens (paternidade e/ou maternidade), mas isto é outro problema...
A preservação da família constitui, pois, a essência.
Existem, evidentemente, muitas e muitas exceções. Entretanto, quando a seriedade, o bom senso e o respeito mútuo pelo propósito semeado são observados, não resta dúvida: as intenções e a união se mantêm, mesmo diante de situações supostamente difíceis, afora a ruptura da confiança. Porém, o rompimento dos elos, mesmo justificado como "causa justa" ou necessária, engloba sequelas nem sempre reversíveis, isto é, de difícil retomada e cujos efeitos se instalam, estatisticamente, na prole. Trata-se duma regra praticamente geral. Os exemplos vistos aqui, lá ou acolá atestam isto. É importante, pois, avaliar e ter certeza do grau de confiabilidade de cada ser, evitando, assim, a quebra da credibilidade ali adiante, patrocinando consequências normalmente dolorosas e prolongadas, passíveis até de cuidados complexos.
Por outro lado, mesmo diante duma retomada, na tentativa de recompor os fragmentos, é difícil recuperar o caminho anterior. Admite-se, contudo, a reconstrução de uma nova realidade, seja a partir da tentativa de recomeço ou não, em prol daquela célula inicial...
Viva a família! Viva as pessoas especiais! Viva a felicidade!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

VIOLÊNCIA, ATÉ QUANDO?

Neste comentário não há fatos novos ou fórmulas inéditas. Por outro lado, lamento ilustrá-lo com esta imagem: chocante, porém real e triste.

Muito se tem falado sobre o crescimento e disparo desenfreado da violência, em todos os quadrantes e, até mesmo, naquelas cidadezinhas pacatas, onde todos se conhecem, onde todos sentam à frente das suas casas, onde todos se encontram na praça, onde todos se veem nas Igrejas; enfim, lugares pacíficos. Aliás, ex-lugares pacíficos, infelizmente.
Cada segmento quer explicar, à própria maneira, as causas prováveis desta dura realidade. Entretanto, de que adianta especular tais origens e discuti-las em intermináveis reuniões? A propósito, o burocrata adora este expediente. "Está em reunião", garantem as secretárias.
Os criminosos e a criminalidade atuais têm suas raízes no passado, é claro. Tais origens são, sem dúvida, preocupantes, mas atreladas à Lei de causa e efeito, tão antiga quanto andar à frente.
Houvesse hoje uma dedicação consistente e constante, estaríamos diante do paliativo mais eficaz contra o continuismo de tudo isto amanhã. Não se trata de necessidade urgente, mas IMEDIATA. Somos capazes, podemos conseguir, basta querermos!
Vivemos numa aldeia onde a delinquência está viva, sobrepondo-se às fragilidades da Lei. Lei?...
Uma essência é garantida, nossa vida à mercê do crime não mudará antes de muitas gerações vindouras. E para pacificar o futuro, é mister preparar a criança de hoje com seriedade absoluta e verdadeira, sem finalidades obtusas. Noutras palavras, não as usar como trampolim eleitoreiro ou filantropia barata e maquiada da mídia, cujos resultados rumam ao desconhecido. Se é que rumam...
Seriedade e vontade formam o binômio capaz de reconstruir um novo amanhã, calcado, acima de tudo, na educação, começando pelo lar, pela família. Nem sempre as crianças compreendem algumas posturas dos seus pais, especialmente quando estes lhes tentam transmitir ensinamentos essenciais de educação, postura e comportamento. Com o respaldo do diálogo familiar, sempre haverá um momento de comunhão de idéias, embora seja tarefa árdua. No entanto, preparando o alicerce infantil no lar, à luz de bons exemplos e palavras amigas, certamente se terá compreensão
Se há gente de bem, deve haver uma razão.
Sem dúvida, tudo isso já se leu, viu ou ouviu. Entretanto, quanto mais martelarmos nesta tecla, antes de quebrá-la, maior será o eco capaz de plantar sementes sadias, destinadas a alimentar e sustentar nossos herdeiros.
Reflita!

NOSSO FUTURO CHEGA EM 2014

Enquanto os futebolistas de plantão discutem, em caráter internacional, quais as cidades e respectivos estádios serão palcos dos jogos da Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil, muitos daqui fazem parte do cenário do desemprego, da fome e outras adversidades, podendo sequer ingressar nas arenas da bola ou de outros entretenimentos, entre eles o mundo do circo. Todavia, as diversões são e sempre foram válidas, desde os tempos do Coliseu... Constituem, pois, uma necessidade, mas nem sempre premente.
Embora o Rio Grande do Sul, em nível de discriminação esportiva, seja uma estrela afastada das demais constelações, apesar dos seus muitos estádios e alguns de ponta, espera-se esteja entre os escolhidos deste show, pois isto trará lucros certos e vultosos à indústria sem chaminé: o turismo!
Analisando com isenção, é aceitável que este evento tem pontos positivos no seu bojo, como, por exemplo, melhorias infra-estruturais nas cidades-sede dos jogos. Com o advento das transmissões televisivas via satélite a todos os quadrantes da Terra, já há alguns anos, o espetáculo percorre o planeta - à exceção de alguns países onde o absurdo e tacanho vetam o contato com a civilização (!!!).
No nosso caso, o Campeonato Mundial poderá proporcionar, desde logo, novas oportunidades de emprego, pois os polos do espetáculo passarão por algumas metamorfoses. Neste aspecto, o esporte Bretão contribui de forma positiva, principalmente num país onde a realidade é a carência quase generalizada.
Então, venha Copa!